Política

Gleisi apresenta emenda para que organizadas tenham direito a verba de jogos e causa polêmica

Proposta de alteração no texto da chamada Lei do Mandante foi alvo de críticas de internautas e jornalistas  |  Jefferson Rudy/Agência Senado

Publicado em 14/07/2021, às 17h05   Jefferson Rudy/Agência Senado   Redação BNews

A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) causou polêmica ao anunciar nesta quarta-feira (14) que apresentou uma emenda à Lei do Mandante para que torcidas organizadas tenham direito a participação na divisão da verba de jogos de futebol. A informação foi divulgada pela parlamanentar nas redes sociais. 

"As torcidas organizadas precisam ter direito à participação na divisão da verba dos jogos. Fazem a festa nas nossas arenas e desenvolvem muitas ações sociais junto aos participantes. Por isso, apresentei emenda ao PL 2336 que trata das regras para negociar transmissões", escreveu Gleisi.

A proposta, imediatamente, foi alvo de críticas de internautas e jornalistas nas redes. O projeto de lei, também chamado de "Lei do Futebol Livre", determina que os direitos de transmissão ou reprodução das partidas esportivas pertencem ao clube mandante do jogo, alterando a Lei Pelé, que distribui o chamado "direito de arena" entre o dono da casa e o adversário.

As torcidas organizadas precisam ter direito à participação na divisão da verba dos jogos. Fazem a festa nas nossas arenas e desenvolvem muitas ações sociais junto aos participantes. Por isso, apresentei emenda ao PL 3.336 que trata das regras para negociar transmissões.

— Gleisi Hoffmann (@gleisi) July 14, 2021

Classificação Indicativa: Livre


Tags projeto proposta Gleisi Hoffmann emenda bnews organizadas PL 2336 Lei do Futebol Livre Lei do Mandante