Política

Supremo decide nesta quarta como Bolsonaro deverá depor em inquérito sobre interferência na PF

A investigação foi aberta a partir de denúncia do ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, na época em que deixou o governo Bolsonaro  |  Reprodução/Antonio Cruz/Agência Brasil

Publicado em 29/09/2021, às 12h27   Reprodução/Antonio Cruz/Agência Brasil   Redação BNews

O plenário do Supremo Tribunal Federal deve decidir na sessão marcada para a tarde desta quarta-feira (29), a partir das 14h, se o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) prestará depoimento presencialmente ou por escrito no âmbito do inquérito que apura se ele tentou interferir politicamente no comando da PF (Polícia Federal).

A investigação foi aberta a partir de denúncia do ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, na época em que deixou o governo Bolsonaro

Segundo informações apuradas pelo jornal Estado de São Paulo, há tendência entre os ministros de  que seja mantido o entendimento defendido pelo relator original do caso, o ministro aposentado Celso de Mello, que se manifestou pelo depoimento presencial.

Antes de aposentar, Celso de Mello decidiu que o presidente é obrigado a depor pessoalmente quando estiver na condição de investigado, mesmo que o artigo 221 do Código de Processo Penal diga que autoridades como presidente e vice-presidente da República, senadores e deputados federais poderão optar pelo depoimento por escrito. 

Em dezembro do ano passado, o ministro Alexandre de Moraes, atual relator do inquérito, remeteu o caso ao colegiado do Supremo após Bolsonaro declarar, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), que não prestaria depoimento. A sessão do Supremo será transmitida ao vivo pelo canal da TV Justiça no YouTube.

Notícias Relacionadas

Bolsonaro diz que indicará outro evangélico se Senado recusar Mendonça ao STF

Demora para sabatinar André Mendonça trava processos no STF e causa irritação de ministros com Senado

Classificação Indicativa: Livre


Tags stf PF Jair Bolsonaro inquérito sobre quarta depor decide desta tarde deverá bnews