Política

Irmãos Bolsonaro treinam tiro em clube suspeito de utilizar símbolos nazistas

  |  Reprodução/Facebook

Publicado em 30/09/2021, às 09h22   Reprodução/Facebook   Redação BNews

Carlos e Eduardo Bolsonaro treinam tiro em um clube nos Estados Unidos, suspeito de utilizar símbolos nazistas, o Tactical 88. Segundo informações do UOL, em 2016, o deputado federal Eduardo Bolsonaro usou a camisa do clube em uma convenção de armas em Los Angeles, acompanhado do amigo Tony Eduardo de Lima e Silva Hoerhann, instruto local.

O emblema do Tactital 88, por si só, já é controverso. Ele traz uma águia vermelha e o número 88, ambos com referências empregadas pelos nazistas. O número 88, por exemplo, é uma modificação feita pelos neonazistas da saudação "Heil Hitler", pelo H ser a oitava letra do alfabeto e, em inglês, soa como oito (eight).

Ao menos desde 2012, o 88 da Tactical tem sido alvo de associações com neonazismo. Na época, o clube ganhou projeção —e críticas— através de uma produção da Netflix chamada Doomsday Bunkers, que mostrou abrigos subterrâneos fortemente armados nos Estados Unidos. 

Em uma entrevista em 2016, o presidente do clube, Shea Degan, foi a público responder às acusações: segundo ele, o 88 se refere a um código do estado de Nebraska para "situação segura".

A águia, que na logomarca do clube aparece em cor vermelha, também era o animal presente no brasão do partido nazista alemão, que segura um símbolo da suástica.

Nas paredes do clube também há um mapa de curvas de nível que representariam altitudes de relevo, aparece destacado o número 1488, outro código frequentemente utilizado por grupos neonazistas e supremacistas, que tem origem em uma referência a slogans nazistas.
Desde 2012, o clube tem sido alvo de associações ao neonazismo.

 O próprio cachorro de estimação do presidente da entidade se chama "Panzer", uma abreviação utilizada para se referir a tanques de guerra em alemão, Panzerkampfwagen, expressão que ficou conhecida popularmente justamente na época da Segunda Guerra Mundial.

Além de frequentarem o espaço para a prática de tiro, Carlos e Eduardo têm uma relação de amizade com o instrutor Tony Eduardo. Em 2017, eles fora novamente no evento de armas com o Tony  e postaram uma foto com representantes da NRA (National Rifle Association), um dos principais grupos armamentistas dos EUA.

Em um vídeo de 2017, os irmãos visitam a casa de Yves e exibem a coleção de armas do brasileiro no Texas. Eduardo Bolsonaro apresenta Yves como um dos diretores da 88. Yves está registrado como dono e diretor de um rancho privado de prática de tiro que fica no Texas, assim como a Tactical. O local se chama USBR Defense, nome que pode ser uma analogia a US de Estados Unidos e BR de Brasil. E, assim como o clube de tiro, o espaço tem símbolos utilizados por grupos armamentistas e supremacistas.

No Brasil, Tony Eduardo é um dos sócios da Escola de Tiro .38, também frequentada por Carlos e Eduardo Bolsonaro. O espaço ficou conhecido pela passagem de Adéli Bispo por lá, responsável pelo atentado a faca contra o presidente Jair Bolsonaro em 2018. Ele passou no clube em julho daquele ano.

Em 2016, Carlos Bolsonaro atuou na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro para que o clube catarinense fosse homenageado com a medalha de mérito Pedro Ernesto. Na justificativa, o filho do presidente citou "a importância deste clube para os cariocas, mesmo tendo sua sede em outro município é algo notório, e com o desenvolvimento dos meios de divulgação da informação cria-se um ambiente perfeitamente plausível para oferecimento desta honraria por nós, vereadores da cidade do Rio de Janeiro".

Classificação Indicativa: Livre


Tags tiro irmãos clube bolsonaro nazismo bnews