Política

J. Carlos Filho sugere de ecoturismo no Parque São Bartolomeu

"É uma das poucas reservas de Mata Atlântica em área urbana em Salvador", justifica  |  

Publicado em 24/05/2013, às 15h50      Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)

 O vereador J. Carlos Filho (PT) sugeriu ao governador Jaques Wagner, através de Indicação, a implantação de um projeto ecoturismo no Parque São Bartolomeu. A ação visa promover a sua importância ambiental, cultural e o seu potencial turístico.
 
“O Parque São Bartolomeu é uma das poucas reservas de Mata Atlântica em área urbana em Salvador. Além disso, o local guarda simbologias das religiões de matriz africana em suas árvores, águas e matas. A porção do Parque São Bartolomeu que se estende à direita do Rio do Cobre representa a maior referencia dos cultos afro-brasileiros de Salvador e da Bahia. A floresta, as nascentes, as cascatas (Nana, Oxum e Oxumaré) e as rochas (Pedra do Tempo e Pedra de Omulú) são consideradas áreas sagradas, objeto de culto e peregrinação, desde a metade do século XIX. Sendo a área sede de ritos e oferendas de caráter individual e coletivo, e possui plantas e ervas sagradas para o uso litúrgico e medicinal nos terreiros”, citou J. Carlos Filho.
 
O Parque de São Bartolomeu está classificado na categoria de Área Não Edificavel de Domínio Público (ADP). Com uma extensão de 75 hectares, a área é de propriedade do Município de Salvador. Entretanto, através de contrato de gestão compartilhada com o Governo do Estado o Parque está passando por uma revitalização com verbas do BIRD.
 
Para o vereador é imprescindível que se faça um projeto de ecoturismo no Parque São Bartolomeu para a sua preservação ambiental e cultural. “Sem falar no desenvolvimento econômico que a implantação deste projeto trará para a comunidade”, afirmou o petista.
 

O Parque São Bartolomeu situa-se no Subúrbio Ferroviário, entre a Enseada dos Cabritos e o bairro de Pirajá. 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Parque São Bartolomeu ecoturismo j.carlos