Política

Pesquisa informal entre deputados crava empate entre Otto e Rui Costa

Preferido de Wagner também teve o recorde de rejeição entre os integrantes da Assembleia  |  

Publicado em 28/08/2013, às 18h50      Lucas Esteves (Twitter: @lucasesteves)

 
Bem-humorado, o deputado estadual Capitão Tadeu (PSB) decidiu se divertir e aos colegas na tarde desta terça-feira (27) brincando com coisa séria. Fez à mão uma urna, imprimiu cédulas e instou os colegas da Assembleia Legislativa a uma votação informal. No final, descobriu um empate técnico entre Otto Alencar (PSD) e Rui Costa (PT), além de uma grande rejeição ao preferido do governador Jaques Wagner.
 
Na brincadeira, cada deputado presente deveria escolher – secretamente – no candidato em que votaria e no que jamais votaria no ano que vem para governador. Dos 63 deputados da atual legislatura, 52 estiveram presentes e, destes, apenas 3 foram brancos e 3 se abstiveram do voto. Dos atuais “governáveis” baianos, ficaram de fora da seleção de Tadeu Luiz Caetano (PT), José Sérgio Gabrielli (PT) e Paulo Souto (DEM).
 
Dos 52 votos computados, Otto Alencar recebeu 12 (21% do total) e Rui Costa, 11 (19,6%), o que definiria um 2º Turno. Os líderes foram seguidos por duplas empatadas: em 3º lugar Marcelo Nilo (PDT) e ACM Neto (DEM) – 5 votos para cada -, seguidos de Geddel Vieira Lima (PMDB) e João Gualberto (PSDB), com 4, e Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT), com dois cada. Na lanterninha ficaram José Sérgio Gabrielli (PT), que mesmo sem aparecer na cédula ganhou um voto, e José Carlos Aleluia, sem nenhum.
 
Na eleição dos rejeitados, Rui Costa venceu de longe, com 15 votos. O vice-líder da escolha dos parlamentares foi Geddel, com 10 lembranças. Vieram logo após ACM Neto (5), Gualberto (4), Lídice da Mata (3), Aleluia e Nilo (2 cada). A dupla de maior aceitação foi Otto e Walter Pinheiro, cada um lembrado apenas por um deputado.
 
A brincadeira foi levada a sério por alguns deputados, que seguiram a linha dos partidos e depositaram voto em seus respectivos pré-candidatos no ano que vem. Já alguns seguiram a esportiva e resolveram dar votos “estratégicos”. Entre os oposicionistas, houve quem escolhesse Rui Costa em uma tentativa de “influenciar” o governador a escolher de fato o secretário da Casa Civil para concorrer ano que vem. “Assim fica mais fácil a Oposição ganhar”, disse um parlamentar.

Publicada no dia 27 de agosto de 2013, às 21H38

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia Paulo Souto Geddel Vieira Lima josé carlos aleluia otto alencar ACM Neto votação assembleia legislativa Rui Costa capitão tadeu josé sérgio gabrielli deputados estaduais informal joão gualberto lídice damata