Política

Candidato do PT sai dia 15 de novembro, garante Rui Costa

Secretário não se considera melhor ou pior para disputar o pleito  |  

Publicado em 15/10/2013, às 08h11      Juliana Costa (Twitter: @julianafrcosta)

Após divergências de informações em relação ao nome do candidato petista à sucessão de Jaques Wagner, o secretário da Casa Civil, Rui Costa, garantiu que no dia 15 de novembro o anúncio será dado. Em entrevista ao programa Se Liga Bocão, na noite desta segunda-feira (14), o secretário afirmou que conversas ainda continuam, inclusive com os partidos da base que devem indicar o vice na chapa.

De acordo com fontes ligadas ao Bocão News, a ideia do governador era de antecipar a definição antes do Processo de Eleição Direta (PED) do partido. Com isso, o novo presidente não poderia influenciar na escolha, dada como certa para Rui Costa. A nova data deve mudar a estratégia do partido e da oposição.

Mas, de acordo com Rui não há preferência de candidatos. “Lula, Dilma e Wagner vão apoiar o candidato escolhido por um consenso. Não há preferência porque a Bahia é extremamente importante dentro do projeto nacional. Será escolhido aquele que cumpre o melhor papel para a candidatura para o estado”, explica ainda afirmando que não se considera melhor nem pior que os outros três candidatos. “O processo é conduzido pelo partido para definir quem ocupa melhor posição no time”.

Ainda segundo Rui, a escolha será influenciada por quem cumprirá melhor o papel na chapa majoritária e proporcional. “Gabrielli já disse que não tem interesse em ser deputado federal ou estadual, mas ele é um quadro político bastante qualificado para isso”, descartando o secretário do Planejamento.

Para Rui, mesmo com as pesquisas apontando para uma eventual vitória de Geddel Vieira Lima, independente de quem for o candidato da oposição, o projeto político do PT será o mesmo. “A grande força do PT não vai mudar porque nós tempos um projeto bom, conquistamos grandes ações para o estado e a população sabe disso”.

Sobre as especulações de uma vice candidatura de Mário Negromonte (PP), o secretário da Casa Civil não confirmou. “São nomes preparados, mas ainda não me sinto a vontade para comentar sobre os nomes antes do anúncio definitivo do candidato”, referind0-se também ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo (PDT).

Publicada no dia 14 de outubro de 2013, às 19h09

Classificação Indicativa: Livre


Tags pt Rui Costa Marcelo Nilo gabrielli Eleições 2014