Política

PT corre para garantir voto de Jaques Wagner em eleição interna do partido

Erro no processamento de boletos pode deixar de fora o governador e cerca de 400 filiados  |  

Publicado em 08/11/2013, às 08h51      Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)

Cerca de 400 filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia, com cargo eletivo, ainda não estão aptos a votar no Processo de Eleição Direta (PED) do partido, no próximo domingo (10). Dentre eles está o governador Jaques Wagner. De acordo com o presidente do partido, Jonas Paulo, problemas técnicos na sigla nacional atrasaram o encaminhamento dos boletos para pagamento.

Com 93 mil filiados baianos, apenas 39 mil votarão no PED. Todos precisam encaminhar dados ao Sistema do PED (Sisped), em tempo hábil para a emissão dos boletos e pagamento. Segundo o presidente, todo o processo de arrecadação é feito pelo diretório nacional da sigla tirando a responsabilidade do estadual. “A única coisa que fazemos aqui é auxiliar aqueles que não conseguiram cadastrar. Não temos nenhuma responsabilidade sobre qualquer processo nesse sentido”.

O presidente ainda criticou a centralização das informações por parte do partido nacional. Para ele, esse processo dificulta a resolução de problemas como este. “Eles só nos informaram um mês depois que ainda existiam pendências. Mas nós entramos com pedido e ganhamos em primeira instância. Agora estamos tentando resolver por aqui este problema”.

A presidência do partido na Bahia tem recebido críticas em relação à organização do PED. O candidato Ernesto Marques chegou a dizer que problemas como este é “incompetência” da direção estadual. Jonas não quis responder diretamente ao esquerdista, mas bradou que declarações como esta é “má fé e delírio de qualquer pessoa que queira imputar essa responsabilidade para nós”.

O voto do governador ainda não está confirmado, mas até esta sexta-feira (8), o presidente da sigla na Bahia garantiu que o problema será resolvido.

Vídeo – Em todo o Brasil, cerca de 1,7 filiados irão escolher os presidentes nacional, estaduais, municipais e zonais. O principal comandante do processo, o ex-presidente Lula, divulgou um vídeo nesta quarta-feira (6) lembrando aos militantes o compromisso de comparecem à votação. O petista ainda ressaltou as ações da presidente Dilma Rousseff.





Publicada no dia 07 de novembro de2013, às 16h42

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Jaques Wagner PED votação jonas paulo militantes