Política

8 de Janeiro: Militares do Exército relutaram em conter golpistas, diz documento

Documento produzido quatro dias após as sedes dos três Poderes serem saqueadas dá detalhes do que aconteceu  |  Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 08/09/2023, às 06h40   Marcelo Camargo / Agência Brasil   Cadastrado por Edvaldo Sales

Militares do Exército resistiram em conter os golpistas que haviam invadido o Palácio do Planalto durante o 8 de janeiro, segundo documento da Polícia Militar (PM) do Distrito Federal. As informações são da coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles.

No documento, produzido quatro dias após as sedes dos três Poderes serem saqueadas em Brasília, a corporação fez um balanço detalhado da operação, que contabilizou 19 policiais feridos.

De acordo com o comandante do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque) da PM, Calebe Teixeira, a ordem no dia dos atos golpistas era para “que todos os que ali estavam cessassem com a baderna”. Ele acrescentou que em seguida os PMs deram ordem de prisão aos invasores.

No mês passado, policiais militares afirmaram à Justiça que soldados do Exército fugiram do Planalto enquanto o prédio era depredado. Um vídeo mostra que um PM deu dez ordens em 40 segundos aos soldados do Exército no Planalto, que seguiram apáticos.

Classificação Indicativa: Livre


Tags militares Exército documento 8 de janeiro

Leia também


Defesa de Mauro Cid toma atitude após intenção de delação; saiba detalhes


Aras diz que Lava Jato criou legado maldito, um dia após decisão de Toffoli


Provas da Odebrecht invalidadas por Toffoli incluem planilhas de pagamentos; entenda