Política

Matemática de Leo Prates mostra metade do IPTU quitado em 2014

Vereador junta quem vá pagou cota única com contingente isento do imposto  |  

Publicado em 25/02/2014, às 21h09      Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)

Em meio à batalha de argumentos contra e a favor da nova cobrança de IPTU em Salvador, o vereador Léo Prates (DEM) usou de matemática aplicada e específica para argumentar que, hoje, mais da metade da cidade já está quite com o imposto em 2014. Segundo seu raciocínio, 51% dos contribuintes já não devem nada à prefeitura.
 
Isto ocorre porque, segundo ele, 237 mil cidadãos já pagaram o imposto de uma só vem em cota única com desconto. Outros 235 mil, por sua vez, já estão isentos da cobrança por terem imóveis avaliados abaixo de R$ 80 mil, a “nota de corte” do IPTU na capital. Como o recadastramento localizou 917 mil imóveis na cidade, chega-se ao número de 51,47% de soteropolitanos quites.
 
“Com as mudanças e o aumento na arrecadação , o IPTU será decisivo para a melhoria dos serviços públicos. Somente com a cota única e a primeira parcela já foram arrecadados 180 milhões. Em todo ano de 2012, por exemplo, foram arrecadados 265 milhões de reais com o IPTU, ou seja, somente neste primeiro mês arrecadou-se 68% do total de 2012”, lista o vereador. 
 
Para ele, é preciso também ressaltar que houve um empenho de parte da população em acreditar nas novas medidas e pagar o IPTU de uma só vez, ainda que com os aumentos após anos sem correções. Para Prates, isto decorre do que classificou como “empenho do prefeito ACM Neto em resgatar a grandeza dessa cidade".

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador dem prefeitura Guerra briga ACM Neto prefeito pagamento iptu Léo Prates matemática metade argumentos