Política

Advogado de professores responde a Rosemberg Pinto após ser chamado de "mentiroso"

Jorge Falcão, advogado dos professores, falou ao BNews sobre a situação dos precatórios e que envolve a categoria  |  Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 30/08/2022, às 20h06   Dinaldo Silva/BNews   Yuri Abreu

Após uma discussão que quase acabou em agressão, entre o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), e o assessor jurídico da Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB), Jorge Falcão, o defensor respondeu ao líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), após ser chamado de "mentiroso" pelo parlamentar, o que gerou uma grande confusão.

Segundo Falcão, em entrevista ao BNews, apesar de ser do interesse da categoria, a pauta é definida a partir da Constituição e de leis que asseguram o repasse e o rateio de 60% dos precatórios do Fundef aos profissionais de magistério que trabalharam à época da existência do Fundo, entre 1997 e 2006.

"Ao Governo do Estado resta tão somente regulamentar essa lei federal a nível estadual. Essa lei é de abril de 2022. A Constituição foi reformada em novembro de 2021 e até agora o governador permanece inerte (...) o governador sinaliza a complexidade da regulamentação de um tema que Pernambuco já regulamentou desde maio. O Rio Grande do Norte já encaminhou PL. E essa inércia na Bahia acaba trazendo um cenário de instabilidade à categoria, que clama por uma solução financeira, pois existem vários professores, já de avançada idade, em estágio pré-falimentar", afirmou Falcão.

"O que está em jogo aqui é até a vida de uma parcela significativa dessas professores, e que tem uma reação desmedida, por parte do líder do governo, me chamando de mentiroso, quando a gente, nesse processo, tem colaborando para que o dinheiro para que esse dinheiro chegue às contas do Estado. O que eles estão fazendo é falsear a verdade, ludibriando a categoria, sustentando essa necessidade de esse dinheiro ser aportado na conta do Estado. Pernambuco fez a regulamentação em maio e só recebeu o recurso na semana passada", completou.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags professores ALBA rosemberg pinto precatórios

Leia também


Bolsonaro muda discurso sobre uso de dinheiro vivo na compra de imóveis


Tribunal de Justiça da Bahia divulga comissão organizadora de concurso


Cachorro invade carro e ‘furta’ comida que estava dentro do veículo; veja vídeo