Política

Afastado, Ibaneis Rocha é alvo de pelo menos três pedidos de impeachment

Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha foi afastado na madrugada de hoje pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes  |  Renato Alves/Agência Brasília

Publicado em 09/01/2023, às 20h08   Renato Alves/Agência Brasília   Cadastrado por Daniel Brito

O governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), é alvo de pelo menos três pedidos de impeachment. Um terceiro foi entregue na tarde desta segunda-feira (9).

O documento, assinado pelos advogados Rodolfo Prado e André Cardoso, denuncia Ibaneis pelos crimes de omissão e prevaricação pelos atos terroristas de bolsonaristas que depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília.

No pedido, os advogados acusam o governador de ter se omitido ao nomear Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, para o cargo de secretário de Segurança Pública do DF. 

"A escolha política de Ibaneis foi pela omissão, ao nomear quem, claramente, apoiava e segue apoiando movimentos de contestação institucional. Entretanto, não se bastasse a inação do então ministro Torres em âmbito federal, optou-se por nomeá-lo para que nada fizesse também em âmbito distrital: assim que nomeado como secretário de Segurança Pública, Anderson Torres tirou férias, e encontrava-se, no dia 8 de janeiro, fora do país".

Outros dois pedidos, um do PV e outro do PT e do PSol, também pedem a cassação de Ibaneis.

Classificação Indicativa: Livre


Tags governador Distrito Federal impeachment afastado Ibaneis Ibaneis Rocha

Leia também


Fotógrafo de Lula, Ricardo Stuckert foi roubado por bolsonaristas; veja


Cássia Kis culpa "esquerdistas infiltrados" por terrorismo bolsonarista em Brasília


Após vigília em quartel, Victor Fasano posta foto da porta de Alexandre de Moraes arrancada