Política

Aline Peixoto sugere rejeição de contas da prefeitura de Teixeira de Freitas

As contas tiveram o mérito comprometido pelo descumprimento do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal  |  BNews / Joilson Cesar

Publicado em 13/06/2023, às 14h41   BNews / Joilson Cesar   Cadastrado por Edvaldo Sales

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) recomendaram, em sessão realizada nesta terça-feira (13), a rejeição das contas da Prefeitura de Teixeira de Freitas, referentes ao exercício de 2020.

De responsabilidade do ex-prefeito Timotéo Alves de Britto, as contas tiveram o mérito comprometido pelo descumprimento do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, de acordo com o TCM.

A ilegalidade ocorre quando os recursos em caixa são insuficientes para pagamento das despesas relacionadas em “restos a pagar” do exercício, no último ano do mandato do gestor. Pela irregularidade, foi determinada a formulação de representação ao Ministério Público contra o gestor.

Além disso, a conselheira relatora Aline Peixoto citou o cometimento de outras irregularidades, como inconsistências nos registros contábeis e o pagamento de salário aos professores da educação básica municipal abaixo do Piso Salarial Nacional.

Após aprovação do voto, foi apresentada Deliberação de Imputação de Débito, propondo multa de R$5 mil pelas irregularidades indicadas no relatório técnico. Cabe recurso das decisões.

Classificação Indicativa: Livre


Tags tcm contas conselheiros reprovação Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia aline peixoto 2020 Prefeitura de Teixeira de Freitas

Leia também


Prefeitura na Bahia gera revolta após montar palco para o São João na frente de cemitério


Após falas de Lula, MST convoca "Reforma Agrária Popular"; saiba mais


Após interesse do centrão, Wagner diz que pasta da Saúde não “está em jogo”