Política

Alvo da Operação Faroeste, desembargadora será aposentada pelo TJ-BA

A desembargadora está afastada de suas funções desde 2019  |  BNews

Publicado em 16/05/2023, às 15h19   BNews   Cadastrado por Edvaldo Sales

Maria da Graça Osório Pimentel Leal, desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) alvo de investigação da Operação Faroeste, será aposentada compulsoriamente. A determinação aparece em decreto publicado no Diário de Justiça Eletrônico desta terça-feira (16). 

A aposentadoria compulsória foi imposta à magistrada por causa da idade. A decisão sai no mesmo dia em que Maria da Graça Osório Pimentel Leal, que está afastada de suas funções desde 2019, completa 75 anos. Ela é acusada de integrar um esquema de venda de sentenças relacionado a 365 mil hectares no Oeste da Bahia

Na semana passada, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) votou pela manutenção do afastamento da desembargadora até o julgamento do mérito de uma nova ação penal no âmbito da Faroeste.

A Operação Faroeste começou no final de 2019 e apura as práticas de crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro decorrentes da suposta venda de decisões judiciais para regularizar terras em disputa no oeste da Bahia.

Classificação Indicativa: Livre


Tags TJ-BA desembargadora Tribunal de Justiça da Bahia Diário de Justiça Eletrônico operação faroeste Maria da Graça Osório Pimentel Leal aposentadoria compulsória

Leia também


Senador diz que Michelle tem que dar depoimento antes de Bolsonaro


Lula tem mais de 50% de aprovação, aponta pesquisa


Bolsonaro chega à PF para depor em apuração sobre fraude em seu cartão de vacinação