Política

Apesar de resistência de Lula, base do governo quer abertura de CPI sobre atos golpistas

Aliados temem que a oposição possa usar a não abertura Comissão Parlamentar de Inquérito contra o petista  |  Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 24/01/2023, às 19h42   Marcelo Camargo/Agência Brasil   Cadastrado por Daniel Serrano

Após os atos golpistas ocorridos no dia 8 de janeiro, em Brasília, parlamentares passaram a se articular para conseguir a abertura de uma CPI para investigar as manifestações antidemocráticas.

Apesar de o presidente Lula (PT) se colocar contrário a instauração da comissão, uma parte da base do petista segue querendo coletar assinaturas para a abertura da CPI. As informações são da jornalista Daniela Lima, da CNN Brasil.

De acordo com a repórter, a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito poderia tirar parte da atenção dos projetos do governo no Congresso, o que dificultaria a articulação e aprovação deles.

No entanto, os parlamentares que apoiam a abertura da CPI têm um receio de uma eventual abertura de investigação contra o governo federal, algo que uma parte da oposição deseja.

Ainda segundo a CNN, o requerimento para a abertura da CPI conta com o apoio de 33 senadores que estarão na Casa na próxima legislatura, a partir de 1º de fevereiro. O mínimo necessário é de 27 assinaturas.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula cpi atos golpistas

Leia também


Ex-assessor de Eduardo Cunha é nomeado pelo governo Lula; saiba para qual cargo


Lira assume controle de órgão do governo Lula


Bolsonaro diz que “recomeçou a festa” da Lei Rouanet no governo Lula