Política

Átila do Congo solta o verbo e cobra Jerônimo Rodrigues: "Vá cuidar do VLT do subúrbio primeiro"

Átila pediu para Jerônimo pensar na Ponte Salvador-Itaparica depois  |  Domingos Júnior / BNews

Publicado em 22/05/2023, às 15h42 - Atualizado às 15h53   Domingos Júnior / BNews   Edvaldo Sales

O vereador Átila do Congo (Patriota) soltou o verbo contra o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Salvador (CMS), nesta segunda-feira (22). O edil cobrou do gestor agilidade em relação à obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), sistema que deveria ficar no lugar dos trens do subúrbio, desativados em fevereiro 2021.

O consórcio chinês responsável pelo projeto diz que o cronograma está sendo rediscutido com o Governo do Estado. Enquanto isso, moradores da região, que gastavam R$ 0,50 pelo serviço nos trens, sentem falta de uma alternativa mais barata de transporte público, já que a passagem do ônibus custa R$ 4,90, um custo que representa 880% a mais em cada passagem no bolso do consumidor.

Não dá mais para o Governo do Estado ficar enrolando a questão da obra do VLT do subúrbio. O prejuízo socioeconômico à população é gigantesco. E não é prejuízo para quem tem dinheiro e que é autossuficiente, que pode se manter. É prejuízo para o pobre, favelado, na sua grande maioria negro, que só tinha aquela única forma se sustentar, [que é através] da pesca. Pescando em Periperi, pescando em Plataforma. Indo para o Largo da Calçada, indo para a Feira de São Joaquim, como eu cresci pegando aquele trem, indo para a Feira de São Joaquim com o meu pai. Toda uma população está prejudicada”, pontuou o vereador.  

Átila disse que, ao invés de pensar na Ponte Salvador-Itaparica, Jerônimo deveria cuidar do VLT. “Governador Jerônimo, amigo querido, homem que eu tenho grande admiração – o senhor sabe disso –, mas tenho que lhe cobrar, estão pensando em Ponte Salvador-Itaparica. Vá cuidar do VLT do Subúrbio primeiro”, aconselhou.

Porque ali já existia o trem a cinquenta centavos que salvava a vida das pessoas. Botava comida na mesa do pobre, do preto e favelado. Não tem que pensar em Ponte Salvador-Itaparica, tem que pensar no trem, no VLT do subúrbio primeiro, governador. Estão lhe orientando errado. Vamos cuidar da nossa gente, da sua gente, Jerônimo. [...] Essas pessoas estão prejudicadas, todos esses anos. E o Governo do Estado, o governo de Jerônimo, o partido dos trabalhadores, que representa os trabalhadores, tem o dever moral e não deveria nem permitir que isso acontecesse”, completou.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Câmara Municipal de Salvador CMS governador vereador VLT sessão ordinária Jerônimo Rodrigues veículo leve sobre trilhos átila do congo

Leia também


Câmara dos Deputados tenta pela terceira vez notificar Deltan Dallagnol


Fernando Haddad elogia atuação de Cláudio Cajado no arcabouço fiscal


Bolsonaro se posiciona sobre possibilidade de Pazuello concorrer para prefeito; saiba o que ele disse