Política

Atos golpistas: Marcos do Val teve acesso aos relatórios da Abin

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) está no radar de uma operação da Polícia Federal  |  Jefferson Rudy/Agência Senado Fonte: Agência Senado

Publicado em 16/06/2023, às 07h18   Jefferson Rudy/Agência Senado Fonte: Agência Senado   Cadastrado por Pedro Moraes

Uma operação da Polícia Federal realizada, nesta quinta-feira (15), colocou no radar o senador Marcos do Val (Podemos-ES). Por meio da diligência, o que ficou notório é que ele teve acesso já no final do mês de janeiro ao relatório enviado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) à comissão do Congresso que controla os órgãos de inteligência do governo federal. 

Do Val conquistou o trunfo do acesso aos papéis, após eles serem recebidos pela comissão, no dia 20 de janeiro. As informações são da colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo. Esperidião Amin (PP-SC) teve acesso anteriormente, no dia 21 de janeiro. 

Nesse sentido, o relatório abrigava uma coleção de mensagens encaminhadas por agentes da Abin a autoridades do governo federal nos dias anteriores aos atos do dia 8. A resolução, responsável por regular a CCAI, obriga os membros da comissão a manter sigilo referente aos documentos de inteligência a que têm acesso. 

Acima de tudo, o relatório da Abin estava disponível tanto fisicamente quanto online, porém só podia ser aceso com a apresentação de uma senha específica, ainda conforme a publicação. Marcos do Val é investigado por tentativa de golpe de estado e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Classificação Indicativa: Livre


Tags polícia federal investigação operação senador Abin relatórios bnews política marcos do val

Leia também


Marcos do Val disparou mensagens contra Moraes antes de ser alvo da PF, diz jornalista


PF apreende celular de Marcos do Val e bloqueia contas de redes sociais do senador


Marcos do Val é alvo da Polícia Federal; busca e apreensão atinge gabinete