Política

CMS: Vereador apresenta projeto com proibição após polêmica envolvendo mandato coletivo; saiba mais

O vereador apresentou o projeto na Câmara Municipal de Salvador nesta quarta (12)  |  Domingos Júnior / BNews

Publicado em 12/04/2023, às 15h57   Domingos Júnior / BNews   Eduardo Dias e Edvaldo Sales

O vereador Isnard Araújo (PHS) apresentou, durante sessão na Câmara Municipal de Salvador (CMS), nesta quarta-feira (12), um projeto de resolução que proíbe assessores e não titulares de mandato de sentarem nas cadeiras destinadas aos vereadores da Casa.

Fica proibido aos assessores e não titulares do mandato sentar-se nas cadeiras destinados aos vereadores durante a sessão plenária. [...] Esta lei entra em vigor na data da sua publicação”.

Agora, o projeto vai passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ) da CMS porque é uma alteração no regimento.

O projeto de resolução surgiu após a confusão envolvendo a co-vereadora, Cleide Coutinho (PSOL), que faz parte do mandato coletivo Pretas Por Salvador, cuja titular é a vereadora Laina Crisóstomo (PSOL). Cleide chorou após ter a sua presença na cadeira destinada aos vereadores questionada na sessão ordinária no último dia 3.

A polêmica teve início com um questionamento do vereador Henrique Carballal (PDT), que permitiu que sua assessora também se sentasse na cadeira. Laina não estava presente. Cleide, que não é registrada no painel como titular do mandato, então, ocupou o lugar.

O que é projeto de resolução

Os projetos de resolução são destinados a regular as matérias da competência privativa da Câmara e as de caráter político, processual, legislativo ou administrativo. A resolução aprovada e promulgada tem eficácia de lei ordinária.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Câmara Municipal de Salvador CMS vereador Isnard Araújo assessores projeto de resolução mandato coletivo não titulares

Leia também


ALBA vota permissão para Jerônimo Rodrigues ficar mais tempo afastado do Governo da Bahia; saiba mais


Câmara de Salvador suspende votação após reclamações de vereadores; saiba detalhes


Janja reage a rumor de tributação da Shein e Shopee; saiba detalhes