Política

Deputado baiano é alvo de operação da PF; veja detalhes

O parlamentar é apontado como chefe de organização criminosa em Feira de Santana  |  Divulgação/PF

Publicado em 07/12/2023, às 08h19 - Atualizado às 08h32   Divulgação/PF   Daniel Serrano

O deputado estadual Binho Galinha (Patriota) teria sido alvo da Operação “El Patron”, deflagrada pela pela Polícia Federal (PF), em conjunto com a Receita Federal, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a Força Correcional Integrada FORCE/COGER/SSP/BA,  nesta quinta-feira (7). 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A operação deflagrada pela PF tem como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada na lavagem de capitais advindos de jogo do bicho, agiotagem, receptação qualificada, entre outras infrações penais, atuante em Feira de Santana e cidades circunvizinhas. O deputado é apontado como chefe do esquema.

A operação está cumprindo dez mandados de prisão preventiva e 35 mandados de busca e apreensão, incluindo a casa e fazendas do deputado. Além do parlamentar, outra 14 pessoas foram denunciadas pelo MP, entre elas policiais militares.

Ainda durante a operação, foram bloqueados  mais de R$ 700 milhões das contas bancárias dos investigados e o sequestro de 26 propriedades urbanas e rurais, além da suspensão de atividades econômicas de seis empresas.

Um relatório da Receita Federal encontrou inconsistências fiscais dos investigados, movimentação financeira incompatível, bens móveis e imóveis não declarados e indícios de lavagem de dinheiro. 

A operação conta com a participação de 200 policiais federais e estaduais, 15 Auditores-Fiscais da Receita Federal e 6 Analistas Tributários. A investigação começou depois que o Ministério Público da Bahia enviou um ofício apontando a pratica de graves ilícitos penais que estariam sendo perpetrados na região. 

Classificação Indicativa: Livre


Tags polícia federal MP-BA PF operação binho galinha Operação “El Patron”

Leia também


Moema Gramacho vence ação contra Débora Régis no TRE-BA


Montadoras defendem incentivos no Nordeste às vésperas de nova votação da Reforma Tributária