Política

Deputados baianos reagem a novo ataque racista sofrido por Vinicius Júnior na Espanha; veja o que disseram

Através das redes sociais, deputados baianos se manifestaram contra ataques sofridos por atacante do Real Madrid  |  Reprodução/Instagram @vinijr

Publicado em 22/05/2023, às 15h47   Reprodução/Instagram @vinijr   Yuri Abreu

Deputados baianos reagiram, através das redes sociais, os novos ataques racistas sofridos pelo atacante do Real Madrid, Vinícius Júnior, durante a partida contra o Valência, pelo Campeonato Espanhol, neste domingo (22). O atleta foi chamado de "macaco" pela torcida adversária - ele ainda acabou expulso pelo árbitro após agredir fisicamente um jogador do Valência. Antes, tinha recebido "uma gravata" de um jogador da equipe mandante, mas o juíz não puniu o agressor.

"O crime de racismo contra @vinijr ganhou muita atenção por se tratar de uma pessoa famosa, mas, todos os dias, principalmente no Brasil, centenas de casos passam anônimos. Tanto lá como aqui é preciso aplicar o rigor da lei, já que há quem se recuse a evoluir enquanto ser humano", escreveu o deputado federal Jorge Solla (PT-BA).

O crime de racismo contra @vinijr ganhou muita atenção por se tratar de uma pessoa famosa, mas, todos os dias, principalmente no Brasil, centenas de casos passam anônimos. Tanto lá como aqui é preciso aplicar o rigor da lei, já que há quem se recuse a evoluir enquanto ser humano. pic.twitter.com/v9KjMGeGCi

— Jorge Solla (@depjorgesolla) May 22, 2023

O também congressista Daniel Almeida (PCdoB-BA), postou um vídeo da entrevista coletiva do técnico do Real Madrid, o italiano Carlo Ancelotti, que criticou as ofensas feitas a Vinicius Júnior.

"Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid, foi preciso na entrevista após o jogo em que Vini Jr. voltou a sofrer ataques racistas: 'contra racismo não há poréns'. Postura necessária para darmos um basta no racismo!, escreveu o comunista.

Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid, foi preciso na entrevista após o jogo em que Vini Jr. voltou a sofrer ataques racistas: "contra racismo não há poréns".

Postura necessária para darmos um basta no racismo!✊🏿 pic.twitter.com/LENVOgGkNj

— Daniel Almeida (@Daniel_PCdoB) May 22, 2023

O deputado estadual Sandro Régis (União) afirmou ser repugnante ver as cenas de racismo contra
@vinijr se repetindo jogo após jogo "sem que ninguém faça nada para parar".

"São ataques absurdos e criminosos. Não basta só indignação, é preciso punição severa a tds envolvidos. Não podemos tolerar! Deixo aqui minha solidariedade ao Vini! (sic)"

Repugnante ver as cenas de racismo contra @vinijr se repetindo jogo após jogo sem que ninguém faça nada para parar. São ataques absurdos e criminosos. Não basta só indignação, é preciso punição severa a tds envolvidos. Não podemos tolerar! Deixo aqui minha solidariedade ao Vini! pic.twitter.com/6ysLxiAnoA

— Sandro Regis (@DepSandroRegis) May 22, 2023

Já o ex-deputado e secretário de Governo da Prefeitura de Salvador, Cacá Leão (PP), comparou o racismo com sendo um misto ignorância com falta de caráter.

"Racismo é um misto de ignorância com falta de caráter. Não podemos tolerar isto em pleno 2023, seja no futebol ou em qualquer outro lugar. Força #ViniciusJr"

Racismo é um misto de ignorância com falta de caráter. Não podemos tolerar isto em pleno 2023, seja no futebol ou em qualquer outro lugar. Força #ViniciusJr

— Cacá Leão (@CacaLeao) May 22, 2023

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia Salvador deputados Jorge Solla Cacá Leão daniel almeida sandro régis segov

Leia também


Otto toma decisão importante no Senado sobre caso de racismo contra Vinicius Jr. na Espanha