Política

EUA: Bolsonaro pode entrar em apuros após pedido de Democratas a Joe Biden

Pedido de Democratas a Joe Biden foi protocoloado na última quinta-feira  |  Foto: Alan Santos/PR

Publicado em 13/01/2023, às 07h57   Foto: Alan Santos/PR   Cadastrado por Vinícius Dias

 

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) pode entrar numa enrascada caso o presidente estadunidente, Joe Biden, acate o pedido feito por deputados do partido Democratas na última quinta-feira (12).

Eles insistem que Biden “colabore com as autoridades brasileiras” na investigação dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro e enviaram uma carta pedindo anulação do visto de Bolsonaro.

A carta conta com a assinatura dos 46 parlamentares do partido, no qual Biden também faz parte. O presidente dos EUA condenou o ataque aos Três Poderes e prestou solidariedade ao Brasil.

Bolsonaro está nos EUA desde o dia 30 de dezembro, penúltimo de seu mandato. Ele deixou o Brasil para não passar a faixa presidencial a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que o derrotou nas últimas eleição.

O pedido foi encabeçado pelos parlamentares democratas Joaquin Castro, do Texas; Gregory Meeks, de Nova York; Ruben Gallego, do Arizona; Chuy Garcia, de Illinois; e Susan Wild, da Pensilvânia.

Além da anulação do visto de Bolsonaro, eles solicitam que o FBI, a polícia federal americana, “investigue quaisquer ações que tenham sido tomadas em solo dos EUA para organizar esse ataque ao governo brasileiro.”

 

Today, Reps. @RepGregoryMeeks, Castro, Gallego, García, and Wild led 46 Members in calling on @POTUS to cooperate with Brazilian authorities' investigation into the Jan 8 insurrection, revoke Bolsonaro’s US visa & investigate US-based instigators of the Brazilian insurrection👇🏿 pic.twitter.com/gGj1vomHph

— House Foreign Affairs Committee Dems (@HouseForeign) January 12, 2023

 

 

 

 

 

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags política Brasília Terrorismo Jair Bolsonaro bolsonaro Biden atos terroristas

Leia também


Juiz toma medida dura contra suspeitos de financiar transporte para atos terroristas; saiba o que ele fez