Política

Flavio Dino faz importante revelação sobre inquérito das joias; confira

O ministro revelou ainda que a PF vai entregar a apuração ao Ministério Público para que os responsáveis sejam julgados  |  Flávio Campanato / Agência Brasil

Publicado em 07/04/2023, às 11h38   Flávio Campanato / Agência Brasil   Daniel Serrano

O ministro da Justiça, Flávio Dino, revelou nesta sexta-feira (7) que o inquérito da Polícia Federal (PF) que investiga o caso das joias sauditas está perto de ser finalizado.

Em entrevista à Globonews, ele disse que a investigação do caso é "tecnicamente muito simples porque a materialidade é bem evidente" e "há prova documental farta". O ministro não soube dizer se o inquérito será finalizado em dias ou semanas, mas que tecnicamente não há muito mais o que se fazer.

"As provas orais, depoimentos de testemunhas, de eventuais indiciados ou acusados é importante, inclusive para o exercício do direito de defesa. Mas o esclarecimento da materialidade e mesmo indícios de autoria a estas alturas é bem evidente", disse.

Dino disse ainda que a PF vai entregar a apuração ao Ministério Público e ao Judiciário para que os responsáveis sejam julgados. "Creio que o Judiciário vai ter um bom material de apuração realizado pela Polícia Federal", afirmou.  

Em 2021, a Receita Federal apreendeu um kit de joias avaliadas em R$ 16,5 milhões, que seria para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Depois de decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), os itens foram enviados para uma agência da Caixa Econômica Federal.

Na última quarta-feira (5), Jair Bolsonaro (PL) foi à PF, onde depôs por aproximadamente três horas sobre o caso. O ex-presidente afirmou que só tomou conhecimento das joias em dezembro de 2022, um ano após a apreensão pela Receita Federal.

Classificação Indicativa: Livre


Tags polícia federal Jair Bolsonaro joias flavio dino

Leia também


Revisão de regras pode beneficiar mais de 2,5 mil quilombos


Ator da Globo xinga cantor famoso após crítica ao presidente Lula: “burro”


Acidente em rodovia deixa cinco pessoas da mesma família mortas