Política

Gilmar Mendes abre o jogo sobre declaração de possível golpe de Bolsonaro; confira

Gilmar Mendes também comentou sobre a proposta de anistia  |  Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 28/02/2024, às 16h03   Marcelo Camargo/Agência Brasil   Luana Neiva

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes afirmou que as declarações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a minuta do golpe de Estado 'parece' ser uma confissão de que ele sabia da existência do documento. As informações são do Estadão. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

“Temos esses dados e por isso talvez ele decidiu fazer esse movimento, para mostrar que tem apoio popular, que continua relevante na opinião pública. Isso não muda uma linha em relação às investigações, nem muda qualquer juízo ou entendimento do STF”, disse Gilmar.

Durante manifestação, Bolsonaro negou que tenha ocorrido uma tentativa de golpe de Estado e citou o documento, encontrado nas investigações da Polícia Federal (PF): “Agora o golpe é porque tem uma minuta de um decreto de estado de defesa. Golpe usando a Constituição?”.

Já sobre a proposta de anistia para os investigados pelos atos golpistas de 8 de janeiro, Gilmar ressaltou que a discussão 'não faz o menor sentido'.

“Estamos falando da ameaça mais grave à democracia em todos esses anos pós-ditadura. Aqueles que tiveram participação menor no evento já foram consagrados com medidas muito mais leves. A maioria dessas pessoas foi liberada. Essa dosimetria a Justiça já está fazendo”, disse o ministro.

Classificação Indicativa: Livre


Tags stf gilmar mendes golpe declaração bolsonaro

Leia também


Gilmar Mendes bate martelo e Ednaldo Rodrigues retorna à presidência da CBF


Wagner revela reação de Gilmar Mendes após voto favorável a PEC: "Não estava satisfeito"