Política

Governo Lula tem nova orientação sobre instalação da CPMI dos atos golpistas; saiba qual

Posicionamento mudou depois da saída de Gonçalves Dias da GSI  |  Ricardo Stuckert

Publicado em 20/04/2023, às 10h53   Ricardo Stuckert   Daniel Serrano

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, revelou nesta quinta-feira (20) que orientou os líderes do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães, no Senado, Jaques Wagner, e Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues, que apoiem a instalação da CPMI para investigar os atos golpistas, caso seja feita a leitura na próxima sessão da Casa.

Na noite da última quarta-feira (19), Wagner já havia publicado um vídeo em suas redes sociais defendendo a abertura da CPMI no Congresso Nacional.

De acordo com o ministro, a orientação foi feita em uma reunião depois da divulgação das imagens internas do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro que mostram servidores do GSI e o ex-ministro Gonçalves Dias durante o ataque. Padilha disse que as filmagens mudaram a "situação política".

“Na nossa opinião o vazamento das imagens cria uma nova situação política e por conta disso, orientamos os líderes, no diálogo com os líderes dos partidos que compõe a base, a afirmar que caso sessão do Congresso na próxima semana tenha a leitura da instalação da CPMI do 8 de janeiro nós apoiaremos a instalação. Vamos orientar líderes a indicar membros”, disse o ministro.

Após a divulgação das imagens, Gonçalves Dias deixou o comando do GSI. Ele se tornou primeiro ministro a deixar o atual governo de Lula e possibilitou que o petista e aliados pudessem apoiar a leitura da instalação da CPMI dos atos antidemocráticos.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Jaques Wagner Lula congresso nacional Câmara dos Deputados Alexandre Padilha Gonçalves Dias randolfe rodrigues cpmi José Guimarães GSI atos golpistas

Leia também


Com aval de Rui Costa, nome surpreendente entra na corrida por candidatura à prefeitura de Salvador


Seguindo passos de Lula, Pacheco cobra do BC redução de taxa de juros


Deputada ironiza resultado de processo contra Nikolas Ferreira: “Aguardando o pix”