Política

Governo Lula vira alvo de cobranças por enfraquecimento de Marina Silva

Ao longo do ano, o Ministério do Meio Ambiente perdeu força após decisões do Congresso  |  Ricardo Stuckert

Publicado em 28/09/2023, às 12h45   Ricardo Stuckert   Daniel Serrano

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem sendo questionado por peritos internacionais pelo enfraquecimento do Ministério do Meio Ambiente, atualmente comandado por Marina Silva

De acordo com a coluna de Jamil Chade no portal UOL, as cobranças ocorreram durante uma sabatina sobre a situação de direitos humanos do Brasil.

Ainda segundo a publicação, o perito da ONU, Michael Windfuhr, elogiou o fato de o governo Lula ter abandonado a postura que vinha sendo adotada pela gestão de Jair Bolsonaro em relação às questões climáticas. No entanto, ele destacou que o órgão tem recebido informações de que pautas ambientais "nem sempre”  são prioridade. Entre os pontos citados está o “enfraquecimento” da pasta de Marina  após algumas decisões do Congresso 

Em meados do ano, o Ministério do Meio Ambiente perdeu o comando do Cadastro Ambiental Rural, que foi transferido para o Ministério da Gestão. Já a Agência Nacional das Águas foi para o Ministério do Desenvolvimento Regional. 

A pasta ainda perdeu o controle do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico, o Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos e o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Em resposta à ONU, o governo reforçou o seu compromisso com a luta contra o desmatamento, mas não comentou diretamente sobre a situação de Marina Silva.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula onu marina silva congresso nacional Ministério do Meio Ambiente Jair Bolsonaro

Leia também


Lula pode vetar marco temporal do Congresso; entenda


Após dois meses na prisão, ex-diretor da PRF perde 11 kg