Política

Insatisfeito com opção, Lula busca nova opção para a PGR

O cargo fica vago a partir do dia 26 deste mês, quando termina o mandato de Augusto Aras. A subprocuradora Elizeta Ramos deve assumir o cargo interinamente  |  Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 19/09/2023, às 11h08   Ricardo Stuckert / PR   Daniel Serrano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem se reunindo com membros de seu governo e pessoas de sua confiança no Judiciário para encontrar uma nova opção para o substituto de Augusto Aras na Procuradoria-Geral da República (PGR).

De acordo com a coluna de Bela Megale no Globo, Lula revelou a seus auxiliares de que está insatisfeito com as alternativas para a PGR, fazendo com que a escolha para a sucessão de Aras siga indefinida. 

Ainda segundo a publicação, o mandado de Aras termina no dia 26 deste mês e Lula não quer que a subprocuradora Elizeta Ramos, que assumirá o cargo interinamente, fique por muito tempo na cadeira.

Na última semana, Lula se reuniu com os dois nomes que são apontados, até então, como favoritos ao cargo : o vice-procurador eleitoral, Paulo Gonet, e o subprocurador-geral Antônio Carlos Bigonha.

Gonet conta com o apoio dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes. Já Bigonha tem o seu nome defendido por uma ala do PT e de procuradores que atuaram em governos anteriores de Lula.

Ainda segundo a colunista, auxiliares do presidente disseram que a conversa com Bigonha “não teria fluído” como o esperado . Além disso, os auxiliares demonstraram receio do Palácio do Planalto em dar mais poder para Gilmar Mendes e Moraes com um nome influenciado por eles na PGR.

Classificação Indicativa: Livre


Tags pt Lula gilmar mendes judiciário Palácio do Planalto PGR Alexandre de Moraes augusto aras Paulo Gonet Elizeta Ramos Antônio Carlos Bigonha

Leia também


Bruno Reis detalha ações da prefeitura para a retomada do transporte público em Valéria


Bolsonaro vê oportunidade para derrubar inelegibilidade imposta pelo TSE