Política

Janja usa redes para defender ministros e aliados do governo Lula

A atuação da primeira-dama é uma tentativa de impulsionar a popularidade da gestão no nas redes sociais  |  Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 15/07/2023, às 10h37   Ricardo Stuckert / PR   Daniel Serrano

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, vem sendo apontada por integrantes do governo Lula para impulsionar a gestão petista nas redes sociais. Além de se portar como uma de influenciadora informal do Palácio do Planalto, ela ainda usa as próprias redes sociais para defender ministros e elogiar aliados, alguns chegam a ganhar cargos no governo. As informações são da coluna "Sonar", do jornal O Globo.

No início de julho, pouco antes da volta de Jean Wyllys de um autoexílio de quatro anos nos Estados Unidos, Janja foi a primeira figura ligada ao governo a aparecer publicamente com o ex-deputado federal. "Dia de dar um abraço apertado no nosso Jean Wyllys e de dizer pessoalmente como é bom tê-lo de volta. O Brasil é seu!", postou a primeira-dama, com um vídeo ao lado do ex-parlamentar.

Esta não é a primeira vez que ela faz acenos a Jean. Em abril, durante uma agenda internacional de Lula em Madri, ela havia compartilhado nas redes um encontro com o ex-parlamentar. "Estamos te esperando de braços e corações abertos. Volta logo pra casa", postou a primeira-dama na ocasião.

Outro nome defendido por Janja é a influenciadora digital de economia Nath Finanças, que foi convidada pela primeira-dama, no fim de junho, para participar de uma live sobre o programa Desenrola, que prevê a renegociação de dívidas. Além disso, Nath integra, desde maio, o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, ou apenas Conselhão (CDESS). A influenciadora conta com mais de meio milhão de seguidores no Instagram e no Twitter.

Janja ainda vem tentando usar a sua influência a favor de ministros. Com as recentes notícias de um interesse do Centrão no ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a primeira-dama foi a público para defender o comandante da pasta, Wellington Dias. "O coração do governo, a menina dos olhos do Lula está aqui, onde estão todos os programas e as políticas públicas que mais podem ajudar o Brasil a sair da pobreza", disse ela na gravação.

Outra ministra que aparece com frequência ao lado de Janja é Margareth Menezes, que teve o nome indicado pela primeira-dama para ocupar a pasta da Cultura. A cantora também já participou de lives com a socióloga, como em um encontro sobre a Lei Paulo Gustavo em junho. "Janja é uma nova primeira-dama, ela é ativa", disse Margareth em entrevista ao UOL.

A primeira-dama ainda faz afagos a outros nomes ligados ao governo, como o da presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann. Em um post feito em junho, a primeira-dama se referiu a petista de "futura senadora", ao se referir a uma possível cassação de Sergio Moro (UB), alvo de uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda em tramitação.

Classificação Indicativa: Livre


Tags pt Lula Jean Wyllys Gleisi Hoffmann Wellington Dias janja Nath Finanças

Leia também


Criança de quatro anos morre após ser atingida por carneiro em zona rural


Conmebol oferece Copa América 2024 para Globo, SBT, ESPN e Paramount


Saiba quem é o ministro que está em alta com Lula e em baixa com o PT