Política

Justiça Militar faz ofensiva para mudar imagem de ‘permissiva’; entenda

A Justiça Militar afirma que não irá tolerar que seus integrantes se manifestem de forma político-partidária  |  Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 26/03/2023, às 15h02   Marcelo Camargo/Agência Brasil   Cadastrado por Daniela Pereira

Envolvida em diversas situações políticas e acusada de ter sido omissa e permissiva diante de atos políticos pró Jair Bolsonaro (PL), a Justiça Militar agora batalha para mudar a imagem diante da sociedade.

Sob os holofotes após a gestão Bolsonaro e os ataques antidemocráticos do 8 de janeiro, a Justiça Militar passou a reforçar o discurso de que não é permissiva e que tem julgado e punido integrantes das Forças Armadas que cometeram irregularidades.

Recentemente, a Marinha deu um prazo de 90 dias para que militares se desfiliem de partidos políticos. A determinação da Marinha foi enviada aos militares, no início de março, através de um Boletim de Ordens e Notícias (Bono), feito após a força identificar militares da ativa filiados a partidos. De acordo com normais constitucionais, militares da ativa são proibidos de integrarem partidos políticos. Os militares que desobedecerem a decisão poderão ser punidos.

 

O Exército e a Força Aérea Brasileira (FAB), também seguiram a mesma decisão. Em nota, a FAB argumentou que a Constituição Federal já prevê que "o militar, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos". A Aeronáutica ainda disse respeitar escolhas pessoais de seus militares, "desde que em cumprimento às legislações vigentes".

O Exército afirmou, em nota, ter emitido uma determinação para que "no mais curto prazo" os militares deixem os partidos políticos. "Pois tal situação contraria as normas vigentes e é passível de sanção disciplinar", disse ainda o Exército.

A mudança de tom tem ocorrido já no início da gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Presidência da República.  A Justiça Militar afirma que não irá tolerar que seus integrantes se manifestem de forma político-partidária ou que se posicionem de forma a ameaçar o Estado Democrático de Direito.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula fab Marinha Exército Jair Bolsonaro Justiça Militar

Leia também


Ministro defende presença dos irmãos Batista em agenda na China


Sem Lula, irmãos Batista mantêm com agenda discreta na China