Política

Lula defende nome de advogado pessoal para vaga no STF

O jurista atuou na defesa do petista nos processos no âmbito da Lava Jato  |  Ricardo Stuckert

Publicado em 21/03/2023, às 11h57   Ricardo Stuckert   Daniel Serrano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) garantiu não ter arrependimentos das indicações que fez ao Supremo Tribunal Federal (STF) durante os seus dois primeiros mandatos que não deseja ter “um amigo” na Corte. As declarações foram dadas em entrevista ao portal Brasil 247.

No entanto, Lula defendeu o nome do advogado Cristiano Zanin Martins, que atuou na defesa do petista em processo contra ele no âmbito da Operação Lava Jato. Zanin vem sendo um dos principais cotados para uma vaga do STF.

“Ele foi a grande revelação jurídica nos últimos anos”, disse Lula, lembrando que a escolha por Zanin para sua defesa foi criticada por integrantes do PT e da classe jurídica. “Ele terminou sendo uma revelação extraordinária. Ele fez muitas coisas que muitos advogados não fariam porque não acreditavam naquilo”, acrescentou.

Apesar de defender o nome Zanin, o presidente garantiu que ainda não definiu qual nome vai indicar para a vaga do ministro Ricardo Lewandowski, que deve se aposentar ainda esse ano.

“Eu não sei quem eu vou indicar. Eu não tenho compromisso oficial com ninguém. Esse é um problema meu que, no dia que eu tomar a decisão eu vou sentar sozinho e vou tomar a decisão, mandando ela para o Senado”, disse. 

“Eu não tenho compromisso com amigo meu, com advogado, não tenho. Vou indicar alguém que tenha compromisso com o Brasil”, finalizou.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula stf lava jato Ricardo Lewandowski cristiano zanin

Leia também


Lula anuncia quando novo arcabouço fiscal será divulgado; veja


Defesa de Bolsonaro toma decisão sobre devolução de joias


Lula rejeitou conselho de Jaques Wagner durante a Lava Jato, revela Fátima Mendonça