Política

Lula faz novas críticas ao Banco Central

Por diversas vezes o presidente Lula criticou a taxa de juros do Banco  |  Agência Brasil

Publicado em 29/06/2023, às 10h06 - Atualizado às 10h07   Agência Brasil   Daniela Pereira

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais para criticar a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil de manter a taxa básica de juros em 13,75% ao ano.

“Não existe explicação para uma taxa de juros em 13,75%, porque não temos inflação de demanda. Não sou eu que sou contra essa taxa de juros, são os pequenos, médios e grandes empresários, agricultores. É preciso reduzir, inclusive para estar de acordo com a taxa da inflação, que já caiu”, disse.

Não existe explicação para uma taxa de juros em 13,75%, porque não temos inflação de demanda. Não sou eu que sou contra essa taxa de juros, são os pequenos, médios e grandes empresários, agricultores. É preciso reduzir, inclusive para estar de acordo com a taxa da inflação, que…

— Lula (@LulaOficial) June 29, 2023

Esta é a sétima vez seguida que o Comitê decide pela manutenção da taxa. Assim, o patamar de juros no país continua no maior nível desde dezembro de 2016.

Grande parte do mercado acreditava que o BC deveria começar a cortar os juros a partir de seu próximo encontro, no início de agosto. Contudo, no comunicado, o Copom volta a citar “paciência e serenidade” com a condução da política monetária em relação à inflação.

Segundo informações do Uol, durante entrevista concedida à Rádio Gaúcha, na manhã desta quinta-feira (29), o petista ainda culpou o Senado e cobrou uma ação dos parlamentares.

Para Lula, o Senado também é culpado pela alta taxa, uma vez que foram os senadores que aprovaram a indicação de Roberto Campos Neto para presidente do Banco Central.  

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula banco central taxa de juros

Leia também


Em dia decisivo do julgamento no TSE, perfil da PRF de Sergipe pede doação para Bolsonaro


Lula define estratégia para isolar Ciro no PDT e acirrar racha na família Gomes