Política

Lula revoga portaria polêmica de Bolsonaro; saiba qual

Trata-se da proibição da Fundação Palmares de homenagear em seu site personalidades negras vivas.  |  Reprodução/Band

Publicado em 05/04/2023, às 13h38   Reprodução/Band   Daniel Serrano

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revogou nesta quarta-feira (5) uma portaria da gestão anterior, comandada por Jair Bolsonaro (PL).Trata-se da proibição da Fundação Palmares de homenagear em seu site personalidades negras vivas.

“A missão da Fundação Cultural Palmares é de divulgar a cultura afro-brasileira em toda a sociedade e ter o nome de diversas personalidades que marcaram e continuam marcando a cultura negra é o mínimo que podemos fazer”, disse trecho da revogação assinada pelo presidente da instituição, João Jorge Rodrigues.

Com a proibição imposta pelo governo Bolsonaro, foram retiradas as homenagens a 27 personalidades negras, entre elas: a escritora Conceição Evaristo, os cantores Gilberto Gil e Martinho da Vila e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Depois da revogação, a Fundação Palmares comunicou que ainda irá publicar uma portaria que definirá um grupo de trabalho para propor um ato normativo que vai substituir a portaria revogada.

Durante o governo Bolsonaro, a Fundação Palmares era presidida pelo jornalista Sérgio Camargo, que se envolveu em uma série de polêmicas com os movimentos negros do país. Antes de comandar a instituição, ele havia usado as redes sociais para afirmar que a escravidão foi benéfica para os descendentes dos escravizados.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula Jair Bolsonaro revogação Fundação Palmares João Jorge Rodrigues personalidades negras

Leia também


Após decisão da Justiça, vereadores de Santo Amaro retomam mandato


Bruno Reis inaugura Centro de Convivência Socioassistencial em Canabrava


Carlos Muniz se reúne com presidente da União dos Vereadores do Brasil; saiba motivo