Política

"Não está a contento", dispara Jerônimo Rodrigues sobre serviço da Coelba

Fala do governador Jerônimo Rodrigues aconteceu durante assinatura da ordem de serviço para terceira fase das obras no TCA  |  Dinaldo Silva / BNews

Publicado em 01/03/2024, às 16h55   Dinaldo Silva / BNews   Tácio Caldas

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), abriu o jogo sobre a situação das concessões das distribuidoras de energia no Brasil. Ao falar sobre o projeto do deputado federal João Carlos Bacelar Filho (PL), que corre na Câmara dos Deputados, o chefe do executivo baiano voltou a criticar a Neoenergia Coelba: "Não está a contento". A fala do gestor baiano aconteceu em entrevista coletiva após a assinatura da ordem de serviço da obra civil da terceira etapa da reforma do Teatro Castro Alves (TCA).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Tem um movimento nacional, não é só na Bahia. Em 2026 vence o contrato da concessão de energia para diversos estados. São Paulo, Bahia. Aqui no Nordeste tem outros e eu tenho me queixado porque no meu lugar de governador eu tenho que proteger os direitos e os serviços públicos que são oferecidos à população baiana. Meu lugar é esse", afirmou o governador.

Jerônimo Rodrigues ainda voltou a dizer que não é responsabilidade da gestão estadual responder pela Coelba. "O que eu não posso é responder por uma empresa, por exemplo, quando a própria Assembleia [Legislativa da Bahia] questiona sobre os serviços prestados pela Via Bahia ou pela Coelba. Eu tenho que reagir", destacou.

Criticas à Coelba

O governador voltou a questionar os serviços ofertados pela Neoenergia Coelba. De acordo com ele, não dá para aceitar as condições das ofertas atuais da concessionária.

No que diz respeito à distribuição da energia hoje oferecida pelo grupo Coelba, fiz críticas. Sei que o prazo deles é 2026, mas estou bastante atento e conversando com o ministro Rui Costa, com o ministro das Minas Energia, porque não dá para a gente renovar um serviço que não está a contento daquilo que a gente espera. [...] quem concede não é o Estado, quem concede é a União. Eu estou me colocando enquanto um Estado consumidor de uma empresa que presta serviço. E eu tenho que dizer como é que eu estou vendo esse serviço. Eu não vou me omitir de forma nenhuma", afirmou o chefe do executivo baiano.

Assista ao Radar BNews da última quinta-feira (29):

Classificação Indicativa: Livre


Tags Teatro Castro Alves TCA governador pt Coelba Rui Costa PL ALBA Via Bahia união estado governador da bahia jonga bacelar Jerônimo Rodrigues Jerônimo neoenergia coelba chefe do executivo chefe do executivo baiano João Carlos Bacelar Filho