Política

Novatos da Abin tentaram vincular STF e PCC; entenda

Os 'novatos da Abin' eram agentes recém nomeados para a agência  |  Antonio Cruz / Agência Brasil

Publicado em 01/02/2024, às 09h48 - Atualizado às 09h52   Antonio Cruz / Agência Brasil   Tácio Caldas

A Polícia Federal (PF) segue investigando a situação envolvendo a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O dado mais recente é de que a 'Abin Paralela' usou de servidores recém-nomeados na agência no esquema de espionagem ilegal. O que se descobriu também foi que eles foram usados na tentativa de vincular ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) com o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

As informações obtidas e divulgadas pela PF dão conta de que esses novatos da Abin teriam sido obrigados a realizar consultas no software israelense FirstMile. A finalidade dessas consultas era promover a verificação da localização de alvos apontados por agentes da Polícia Federal que compunham a cúpula da Abin à época. Suspeita-se de que Bolsonaro e seus aliados se aproveitavam da situação para conseguir essas consultas ilegais, uma vez que os servidores recém-nomeados estavam em estágio probatório.

Tentativas

Foi observado pela PF que uma das tentativas de espionagem ilegal tentou vincular os ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes à advogada Nicole Fabre. Nicole faz parte da ONG Anjos da Liberdade e, à época, fazia uma lobby contra uma portaria do Ministério da Justiça. A determinação limitava o contato presencial de advogados e detentos em presídios federais.

Neste caso em específico, a 'Abin Paralela' foi utilizada para alimentar a difusão de 'Fake News' contra os magistrados. Foi essa a situação que foi utilizada para tentar ligar os juristas com o grupo criminoso PCC.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (31):

Classificação Indicativa: Livre


Tags polícia federal Ministério da Justiça stf PF gilmar mendes Supremo Tribunal Federal PL Abin Jair Bolsonaro bolsonaro pcc Nicole Primeiro Comando da Capital Alexandre de Moraes Agência Brasileira de Inteligência FirstMile 'Abin Paralela' Novatos da Abin ONG Anjos da Liberdade Nicole Fabre