Política

Orçamento secreto: saiba o que Bolsonaro falou Arthur Lira ao suspender o artifício

Bolsonaro suspendeu o orçamento secreto após Lula acertar apoio à reeleição de Lira na Câmara  |  Foto: Isac Nóbrega/PR

Publicado em 06/12/2022, às 07h00   Foto: Isac Nóbrega/PR   Cadastrado por VD

 

Logo após o PT e o eleito Luiz Inácio Lula da Silva acertarem apoio para o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) ter número para recondução ao posto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) mandou suspender o pagamento das emendas do orçamento secreto. A medida foi vista como uma retaliação do atual presidente a seu aliado.

O atual presidente assinou duas medidas para isso: uma proposta ao Congresso para secar a fonte do orçamento secreto ao remanejar as verbas para outras áreas. Depois, editou um decreto autorizando a equipe do governo a fazer os cancelamentos em uma área e acrescentar em outra.

Ele conversou com Arthur Lira sobre o caso. O orçamento secreto é visto como uma importante moeda para congressistas. Segundo o Metrópoles, Bolsonaro garantiu não ter agido por vingança ao suspender recursos das emendas de relator.

O presidente afirmou que a medida foi tomada por questões de caixa e não pela aproximação entre Lira e PT.

Ainda de acordo com o site, Arthur Lira não se irritou com a suspensão e acredita que o governo precisa se organizar para fechar as contas deste ano. A conversa aconteceu na última sexta-feira (2), no Palácio da Alvorada.

Arthur Lira foi vaiado nesta terça (29.) por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) na entrada do restaurante Dom Francisco em Brasília. O evento reuniu líderes da sigla, parlamentares eleitos no último pleito e políticos de outros partidos, além do presidente Bolsonaro. pic.twitter.com/tqDLvhx1D1

— Gazeta Brasil (@SigaGazetaBR) November 30, 2022

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags política eleição Jair Bolsonaro lira bolsonaro Arthur Lira orçamento secreto