Política

BYD: Otto Filho contradiz o pai e tenta jogar culpa por 'erro' em votação para relator da reforma tributária

Parlamentar votou por retirada de incentivos fiscais no Nordeste em destaque da reforma tributária  |  Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 07/07/2023, às 18h36 - Atualizado às 19h35   Dinaldo Silva/BNews   Henrique Brinco e Eduardo Dias

O deputado federal Otto Alencar Filho (PSD) entrou em contradição com a fala do pai, o senador Otto Alencar (PSD), ao tentar explicar o erro cometido na votação em um dos destaques da reforma tributária que trata sobre a questão de incentivos fiscais na região Nordeste, que pode afetar diretamente a instalação da fábrica da BYD na Bahia.

Otto afirmou ao BNews que seu filho se equivocou e votou errado na pauta, através de voto remoto, e que o Senado vai restabelecer o texto através de emenda.

O deputado, no entanto, emitiu nota de esclarecimento sobre a situação e disse que, desde o início da discussão da matéria, manteve-se contrário ao limite até 2032 [de incentivos fiscais], "não concordando com prazos para benefícios fiscais". 

"Trata-se de um grave erro do relator e a esperança é que o Senado o corrija, refazendo o destaque e liberando assim, os benefícios fiscais sem prazo determinado, e assim permitindo, aos futuros governadores, terem esse legítimo direito", explicou o parlamentar.

Otto Filho tentou jogar a culpa do destaque no relator da reforma, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), alegando que ele não acatou a proposta de tirar o limite de prazo para benefícios fiscais.

"Infelizmente, o relator não acatou a proposta de tirar o limite de prazo para benefícios fiscais", disse, esclarecendo que "não abre mão de suas convicções e que tem esperança que o Senado encontre uma solução justa e que beneficie todos os estados no longo prazo".

Confira a nota do deputado na íntegra: 

Em relação ao posicionamento do deputado federal Otto Alencar Filho a um dos destaques que trata sobre a questão de incentivos fiscais no Nordeste, o parlamentar afirma que, desde o início da discussão, manteve-se contrário ao limite até 2032, não concordando com prazos para benefícios fiscais. 

Trata-se de um grave erro do relator e a esperança é que o Senado o corrija, refazendo o destaque e liberando assim, os benefícios fiscais sem prazo determinado, e assim  permitindo, aos futuros governadores, terem esse legítimo direito.

Infelizmente, o relator não acatou a proposta de tirar o limite de prazo para benefícios fiscais.

Esclarece, por fim, que não abre mão de suas convicções e que tem esperança que o Senado encontre uma solução justa e que beneficie todos os estados no longo prazo.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags otto alencar Senado reforma tributária Relator Otto Filho BYD

Leia também


'Fiquei triste', diz Lídice após 'erro' de Otto Filho que pode prejudicar instalação da BYD na Bahia


EXCLUSIVO! "Foi um erro", diz Otto Alencar ao justificar voto de Otto Filho em destaque que pode prejudicar BYD na Bahia


BYD fora da Bahia? Voto de deputado baiano pode atrapalhar implantação de empresa chinesa; entenda