Política

Partidos fazem pedido ao TSE de olho nas eleições; confira

Federação composta por PSDB, MDB e Cidadania entregou manifesto ao TSE no qual pedem paz nas eleições  |  Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 13/07/2022, às 16h50   Marcelo Camargo/Agência Brasil   Redação BNews

A federação composta pelos partidos PSDB, MDB e Cidadania foi ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quarta-feira (13), em Brasília, para entregar um manifesto no qual as siglas pedem paz nas eleições, diante a escalada de casos de violência política nos últimos dias. O texto foi entregue ao ministro Alexandre de Moraes.

Assinada pela pré-candidata à Presidência da República, Simone Tebet (MDB) e pelos presidentes nacionais dos três partidos, Roberto Freire (Cidadania), Bruno Araújo (PSDB) e Baleia Rossi (MDB), o documento (confira na íntegra mais abaixo) aponta, entre outras coisas, que episódios muito preocupantes de agressividade e violência vem sendo registrados, mas "que não se coadunam com o espírito da nossa democracia e com os valores do povo brasileiros".

"É nosso dever rechaçá-los de maneira firme, veemente e inconteste. Pois é a manutenção do convívio social, com civilidade, respeito e tolerância, em nosso país que está sob ameaça", diz um trecho do manifesto.

"Não importa de que lado parte a violência: qualquer ato que atente contra a integridade física de qualquer pessoa tem que ser repudiado, condenado e punido com o máximo rigor da lei", prossegue o texto.

Desta forma, diante do cenário que se apresenta no país, os três partidos propõem s um pacto de não agressão entre todas as campanhas, de todos os candidatos, de todos os partidos e coligações.

"Precisamos de um pacto que ressalte e deixe claro, de uma vez por todas, para as brasileiras e os brasileiros o nosso compromisso inalienável com as nossas instituições, com a integridade do processo eleitoral e com a disputa democrática. Nosso comprometimento, sobretudo, com a paz, a harmonia e a dignidade humana", ressalta o manifesto.

Confira o documento na íntegra:

"Manifesto pela paz nas eleições

O país se aproxima de uma das mais importantes eleições da nossa história recente.

Lamentavelmente, as últimas eleições e a que ora se aproxima vêm registrando episódios muito preocupantes de agressividade e violência que não se coadunam com o espírito da nossa democracia e com os valores do povo brasileiro.

É nosso dever rechaçá-los de maneira firme, veemente e inconteste. Pois é a manutenção do convívio social, com civilidade, respeito e tolerância, em nosso país que está sob ameaça.

Não importa de que lado parte a violência: qualquer ato que atente contra a integridade física de qualquer pessoa tem que ser repudiado, condenado e punido com o máximo rigor da lei.

É dever das instituições garantir que a vontade popular expressa no voto possa se dar em clima de paz, harmonia e tranquilidade, com absoluta segurança. Como pré-candidata à Presidência da República e como presidentes de partidos políticos, cabe-nos papel importante nesse processo eleitoral.

Cabe-nos, uma vez mais, reiterar nosso firme compromisso com princípios de boa convivência, civilidade, respeito e tolerância mútuos, ainda que mantenhamos nossas diferenças políticas e ideológicas, como deve ser numa democracia.

Assim, propomos um pacto de não agressão entre todas as campanhas, de todos os candidatos, de todos os partidos e coligações.

Assumimos, desde já, e conclamamos todos os candidatos, a todos os cargos, de todos os partidos e coligações, a manifestarem compromisso expresso e inegociável de confiança na Justiça Eleitoral, no processo de votação por urnas eletrônicas, de respeito ao resultado das urnas e de reconhecimento do vencedor, qualquer que seja.

Precisamos de um pacto que ressalte e deixe claro, de uma vez por todas, para as brasileiras e os brasileiros o nosso compromisso inalienável com as nossas instituições, com a integridade do processo eleitoral e com a disputa democrática. Nosso comprometimento, sobretudo, com a paz, a harmonia e a dignidade humana.

Impedir qualquer indivíduo de fazer campanha, sob qualquer pretexto, é crime previsto na legislação eleitoral, passível de punição com prisão. É inadmissível.

Acima de tudo, está a nossa democracia e a garantia do eleitor de manifestar, de forma secreta e livre, as suas escolhas com absoluta integridade, sem riscos e constrangimentos de qualquer natureza.

Acima de tudo, está o nosso amor pelo nosso país, nosso compromisso com a democracia e nossa profissão de fé na civilidade, na solidariedade e na fraternidade.

Não ao ódio, não à intolerância, não à violência.

Sim à democracia, sim ao diálogo, sim ao respeito à Constituição Federal.

Sim à vontade soberana do povo brasileiro.

 

Simone Tebet - Senadora e Pré-candidata à Presidência da República

Roberto Freire - Presidente do Cidadania

Bruno Araujo - Presidente do PSDB

Baleia Rossi - Deputado federal e presidente do MDB"

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags TSE manifesto baleia rossi roberto freire eleições 2022 bruno araújo Alexandre de Moraes simone tebet

Leia também


Em vitória do governo, deputados mantêm estado de emergência na PEC dos bilhões


Fundação José Silveira firma nova parceria com o MPBA para conservação dos Biomas da Bahia


Presidente do PT na Bahia entra na briga com Rui e dispara contra Neto; entenda