Política

Após mortes de índios baianos, ministra dos Povos Indígenas cria grupo para monitorar conflitos na Bahia

A decisão tomada nesta quarta-feira (18) foi motivada pelo o assassinato de dois jovens indígenas no extremo sul da Bahia  |  Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 18/01/2023, às 22h02   Reprodução/Redes Sociais   Camila Vieira

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (PSol), determinou a criação de um gabinete de crise para acompanhar os conflitos indígenas de terras na Bahia. A decisão tomada nesta quarta-feira (18) foi motivada pelo o assassinato de dois jovens indígenas no extremo sul da Bahia, na noite da última terça-feira (17). Os jovens Nawir Brito de Jesus, de 17 anos, e Samuel Cristiano do Amor Divino, de 25 anos, foram assassinados a tiros na BR-101, na cidade de Itabela, segundo informações da Polícia Civil, que investiga o caso.

A portaria assinada determina a coordenação da própria ministra e contará com representantes do Ministério dos Povos Indígenas, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Ministério da Justiça e Segurança Pública, governo da Bahia, Defensoria Pública da União (DPU), Ministério Público Federal (MPF), Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). O gabinete de crise terá duração de 60 dias.

“É inadmissível que os povos indígenas continuem sendo perseguidos e ameaçados dentro de seus próprios territórios. Este crime não pode ficar impune e por isso, trabalharemos junto ao Ministério da Justiça e aos demais órgãos e entidades para garantir a rigorosa investigação e punição dos criminosos, além é claro, da proteção do povo Pataxó”, declarou a ministra Sonia Guajajara.

De acordo com informações da polícia, as vítimas saíram do Povoado de Montinho em direção a uma fazenda ocupada por um grupo de indígenas no processo de retomada realizado pelos povos Pataxós no extremo sul da Bahia. Um grupo de indígenas realizou uma manifestação na BR-101 nessa terça em protesto às mortes dos jovens.

Classificação Indicativa: Livre


Tags conflitos índios mortes extremo sul da Bahia gabinete de crise sonia guajajara Samuel Cristiano do Amor Divino Nawir Brito de Jesus ministra dos Povos Indígenas

Leia também


Presidente do PT de Jacobina repudia caso de abuso sexual de filiado do partido


Homem é atingido por raio e sobrevive