Política

PF quer abertura de inquérito após Nikolas Ferreira chamar Lula de “ladrão”

O chamado contra Lula ocorreu em novembro do ano passado  |  Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Publicado em 10/02/2024, às 09h35   Bruno Spada/Câmara dos Deputados   Pedro Moraes

A abertura de um inquérito contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). Isso porque ele teria chamado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “ladrão”. O caso ocorreu durante a Cúpula Transatlântica da ONU, em novembro do ano passado.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp. 

Na oportunidade, o caso foi distribuído para o ministro Luiz Fux. Em síntese, ele pontuou que o mundo será um lugar melhor “se não houver tantas pessoas prometendo melhorá-lo”, onde fez citação ao filósofo Olavo de Carvalho, morto em 2022. 

Além disso, reforçou que tal atitude se encaixaria perfeitamente para a ativista e o ator “Greta [Thunberg] e Leonardo Di Caprio”, respectivamente, que  “apoiaram nosso presidente socialista chamado Lula, um ladrão que deveria estar na prisão”. As informações são do portal CNN Brasil.

Depois do confronto, o presidente enviou um ofício ao Ministério da Justiça garantindo que teve ciência por meio da internet do discurso de Nikolas “com temática ofensiva à minha honra”. Dentro do documento, o presidente relata que se caracteriza, ao menos em tese, “a prática do crime de injúria (art. 140 do Código Penal)”.


Classificação Indicativa: Livre


Tags Luiz Inácio Lula da Silva bnews política Nikolas Ferreira

Leia também


Nikolas Ferreira lança curso para candidatos e valor surpreende


PSOL toma atitude sobre parecer para arquivar queixa-crime contra Nikolas Ferreira por transfobia


PF investiga três seguidores de Nikolas Ferreira; saiba motivo