Política

Rui Costa causa polêmica ao fazer afirmação sobre a Funasa; saiba mais

Declaração do petista vai na contramão do que o Planalto propõe e causa polêmica  |  Joilson César/BNews

Publicado em 06/02/2023, às 11h44   Joilson César/BNews   Cadastrado por Daniela Pereira

O ex-governador da Bahia e atual ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), causou polêmica ao seguir na contramão do Palácio do Planalto e afirmar que o Governo não pretende recriar a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
 
Como justificativa, Rui disse que o órgão tinha “perfil de execução ineficiente” e os funcionários concursados serão reaproveitados em outras funções. “A Funasa está extinta na MP e as funções de saneamento vão ser tocadas pelo Ministério das Cidades. As funções de saúde já haviam sido transferidas para o Ministério da Saúde. É uma fundação que ao longo dos anos perdeu capacidade de execução”, disse em entrevista à Globo News.
 
A afirmação de Rui Costa caiu como uma bomba no Senado, uma vez que a recriação da Funasa foi uma promessa do Planalto para conquistar o apoio dos senadores para a reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD) para a Presidência da Casa.
 
A Funasa foi extinta no dia 02 de janeiro, através de medida provisória assinada pelo presidente Lula (PT).  As atividades de vigilância em saúde e ambiente permaneceriam sob o comando do Ministério da Saúde, chefiado por Nísia Trindade.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula Rui Costa funasa Rodrigo Pacheco

Leia também


"Tenho história de amizade com Carlos Muniz", dispara Bruno Reis


Rui Costa confirma novo destino da Abin após saída do GSI