Política

Secretária de Educação se reúne com outras pastas para discutir ações contra ameaças nas escolas: 'garantir direitos'

Bahia registrou casos de ameaças nas escolas durante as últimas semanas  |  Divulgação/SSP

Publicado em 14/04/2023, às 07h25   Divulgação/SSP   Cadastrado por Vinícius Dias

Os casos de ameaça e de agressão dentro de escolas na Bahia chamaram atenção da secretaria estadual de educação. Titular da pasta, Adélia Pinheiro se reuniu com o secretário de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Felipe Freitas; e da Segurança Pública (SSP), Marcelo Werner, durante a última quinta-feira (13).

O encontro aconteceu no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP, no Centro Administrativo, em Salvador. Em nota, o governo da Bahia afirmou que foram discutidas novas estratégias para prevenir esses atos.

Ainda de acordo com o governo, as pastas atuam de forma integrada desde as primeiras ocorrências registradas, com reforço no patrulhamento da Ronda Escolar e na criação de um canal de comunicação dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE’s) com a Segurança Pública estadual.

Desde o último dia 10 de abril, foram registradas, pelas polícias Civil e Militar, apreensões de 28 adolescentes e uma criança, além da prisão de um adulto. Os casos envolviam a produção e disseminação de fake news, porte de arma branca ou simulacro de pistola em escolas.

Marcelo Werner disse que o policiamento está reforçado e a Superintendência de inteligência vem tratando todas as denúncias e informações para prevenir e se antecipar a qualquer tipo de evento desse estilo que esteja sendo planejado.

 

Adélia Pinheiro afirmou que a força-tarefa é importante e conta com envolvimento do Ministério da Educação, com objetivo de coibir a violência e proteger a comunidade escolar.

Felipe Freitas, da Secretaria da Justiça e Direitos Humanos, afirmou que "o papel da pasta é promover a cultura de paz, além de acompanhar as ações, para garantir que os direitos da criança e adolescente sejam observados, tanto dos que estão sendo vítimas quanto dos acusados”.

A Secretaria da Segurança Pública tem orientado que informações sobre possíveis autores sejam repassadas através do Disque Denúncia, por meio do telefone 181, e que fotos, prints e vídeos sejam enviados através do site www.disquedenuncia.com ou pelo site do Ministério da Justiça clicando neste link

Classificação Indicativa: Livre


Tags política SSP Direitos Humanos educação Segurança Pública escolas Ronda Escolar Jerônimo Rodrigues Adélia Pinheiro violência nas escolas felipe freitas

Leia também


Bruno Reis anuncia medidas para reforçar segurança nas escolas municipais


Twitter afirma ter derrubado 546 perfis com ameaças a ataque nas escolas