Política

Com elevado número feminicídios na BA, secretária alerta sobre abordagem da imprensa nesses casos

Secretária pontuou que a iniciativa é importante para contribuir com a informação sobre o assunto  |  Reprodução

Publicado em 30/04/2024, às 16h35 - Atualizado às 16h35   Reprodução   Adelia Felix e Luana Neiva

No lançamento oficial do Protocolo Antifeminicídio – Guia de Boas Práticas para a cobertura jornalística, pela Associação Bahiana de Imprensa (ABI), a secretária de Politicas para Mulheres da Bahia, Elisângela Araújo, pontuou em entrevista ao BNews que a iniciativa é importante para contribuir com a informação sobre o assunto.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

"Nós temos um conjunto de programas e políticas, tanto na autonomia econômica das mulheres, porque 46% das mulheres que são vítimas de violência, ela não denuncia a violência, porque ela não tem uma autonomia econômica financeira. Então, a Bahia tem um índice muito alto ainda de feminicídio, é o primeiro estado do Nordeste. Nada melhor do que essa iniciativa da ABI aqui na Bahia que vai contribuir muito para que a gente possa se somar com as diversas ações e políticas que a gente tem desenvolvido", disse durante evento ocorrido na capital baiana, nesta terça-feira (30).

A secretária também avaliou o cenário da imprensa na abordagem sobre esse tipo de notícia. "Esse protocolo vem como algo que vai contribuir porque às vezes o sensacionalismo não contribui, mas impacta, e a pessoa vai sofrer mais uma violência pela forma que foi divulgado", continuou Elisângela Araújo.

O documento, inicialmente, apresentado em formato e-book, visa contribuir para uma cobertura jornalística mais responsável, ética e sensível, que não revitimize as mulheres e seus familiares, e que ajude a combater a cultura de violência de gênero. Além disso, ele pode ser baixado por qualquer cidadão.

Classificação Indicativa: Livre


Tags imprensa ABI secretária bnews feminícidio

Leia também


Secretários estaduais participam de fórum nacional de comunicação em Belém


Secretaria da Saúde distribui 500 mil preservativos na Micareta de Feira de Santana