Política

TSE toma decisão de ação de Bolsonaro que pedia cassação e inelegibilidade de Lula; confira

A coligação do ex-presidente acusava a campanha petista de usar propaganda paga na internet para 'falsear a verdade'  |  Renato Pizzutto / Band

Publicado em 19/10/2023, às 13h52   Renato Pizzutto / Band   Daniel Serrano

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou, nesta quinta-feira (19), a primeira das duas ações movidas pela coligação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante as eleições presidenciais do ano passado.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, por unanimidade, a ação apresentada foi descartada. A coligação de Bolsonaro acusava a campanha de Lula de ter “usado propaganda paga na internet, chamada ‘A Inocência de Lula’ para ‘falsear a verdade acerca das condenações’ que o presidente sofreu na Operação Lava Jato e para ‘omitir outras páginas que não eleitoralmente convenientes’”.

Para o corregedor da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves, não foi comprovada a manipulação do eleitorado nem foi evidenciado que o conteúdo "falseava a verdade" ou que a contratação do anúncio influenciou o funcionamento do Google Ads.

Ainda segundo a publicação, Benedito Gonçalves  disse ainda que o “fato é que os investigantes [chapa de Bolsonaro] nunca estiveram próximos de comprovar a alegada manipulação do eleitorado."

Classificação Indicativa: Livre


Tags TSE Lula Justiça Eleitoral Jair Bolsonaro eleição 2022 benedito gonçalves

Leia também


Mesmo com Jair entre os indicados, família Bolsonaro avalia CPMI dos Atos Golpistas como "acerto"


TSE começa julgamento de duas ações de Bolsonaro contra campanha de Lula; confira