Política

Um dos ministros “cobrados” por Lula, Rui Costa fez poucas reuniões com parlamentares; veja números

Rui Costa foi um dos ministros cobrados por Lula para ampliar articulação com Congresso  |  Marcos Corrêa / PR

Publicado em 23/04/2024, às 08h34 - Atualizado às 08h35   Marcos Corrêa / PR   Daniela Pereira

Um dos ministros 'cobrados' pelo presidente Lula (PT) para ampliar e reforçar a articulação com o Congresso Nacional, Rui Costa (PT), fez poucas reuniões com deputados e senadores. 

Durante cerimônia no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (22), Lula pediu mais empenho dos ministros. "Eu tenho 70 deputados em 513. Só tem nove senadores em 81. Isso significa que o Alckmin tem que se mais ágil, tem que conversar mais. O Haddad, ao invés de ler um livro, tem que perder algumas horas conversando no Senado e na Câmara. O Wellington [Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social], o Rui Costa [ministro da Casa Civil], passar maior parte do tempo conversando com bancada A, com bancada B", afirmou o presidente.

De acordo com levantamento feito pelo colunista Lauro Jardim, apesar de ser visto como um dos principais articuladores, principalmente após embate entre Arthur Lira e Alexandre Padilha, Rui Costa fez apenas 11 reuniões com deputados e líderes e quatro com senadores no período no período de quatro meses.

Geraldo Alckmin (PSB, pressionado a ser “mais ágil” fez 52 reuniões com parlamentares nos primeiros quatro meses do ano, totalizando: dez senadores e 75 deputados.

Fernado Haddad, que Lula pediu para “perder algumas horas conversando mais com parlamentares ao invés de ficar lendo livros”, fez desde janeiro em seu gabinete sete audiências com senadores e seis com deputados federais e líderes.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula congresso nacional Rui Costa Fernando Haddad Geraldo Alckmin reuniões

Leia também


Bolsonaristas elogiam cobertura da TV Globo de ato realizado no Rio


Congresso pode derrubar vetos do presidente Lula; confira o que está em análise