Política

Vereadora critica transporte público de Salvador: “A tarifa é alta, o ônibus é ruim, a frota é reduzida”

Em primeira sessão de 2023, Laina Crisóstomos destacou ainda as expectativas para a bancada oposicionista na CMS  |  Paulo M. Azevedo / BNews

Publicado em 06/02/2023, às 16h05 - Atualizado às 18h32   Paulo M. Azevedo / BNews   Edvaldo Sales e Daniel Serrano

A vereadora Laina Crisóstomos, que compõem o mandato Coletivo Pretas Por Salvador pelo PSOL, comentou sobre as expectativas em relação a bancada de oposição da Câmara Municipal de Salvador (CMS).

Em entrevista ao BNews, nesta segunda-feira (6) antes da primeira sessão do ano na CMS, Laina destacou a alternância da na liderança do grupo oposicionista, que vai começar com Marta Rodrigues (PT) e seguir com Augusto Vasconcelos (PCdoB), o mandato Coletivo Pretas Por Salvador e, por fim, de Silvio Humberto (PSB).

“É a primeira vez que o PSOL compõe uma bancada de oposição tão ampla com PT, PCdoB, PSOL e PSB. E para além disso, a gente consegue fazer um acordo, desde o inicio da bancada de oposição, que é o revezamento de gênero. A ideia é garantir essa diversidade de partidos e também na perspectiva de gênero”, disse.

A vereadora ainda fez duras críticas ao possível reajuste na tarifa de ônibus de Salvador. Para Laina, o transporte público é um direito que o cidadão tem para à cidade. A vereadora ainda detonou a relação da Prefeitura de Salvador com as empresas que administram os ônibus da capital baiana.

“A gente já tem feito debates sobre cidade que é esse direito de ir e vir. A gente tem uma cidade que tem um BRT que gastou milhões, que destruiu muito o meio ambiente, mas não anda em um trecho o suficiente pra garantir que uma pessoa saia de dois bairros. Quando a gente fala de transporte público, a gente também fala do direito a cidade”, afirmou.

“Além disso, tem uma renuncia fiscal absurda. As empresas do transporte público praticamente não pagam imposto. Para onde está indo esse dinheiro que deveria estar sendo investido no cidadão e na cidadã? A tarifa é alta, o ônibus é ruim, a frota é reduzida. O empresariado vem dizendo que vem ganhando pouco, a prefeitura vem dizendo que tá pagando muito, mas, no final das contas, quem tá pagando essa conta é o trabalhador e trabalhadora”, destacou.   

Classificação Indicativa: Livre


Tags CMS Prefeitura de Salvador PSOL transporte de salvador tarifa de ônibus bancada de oposição mandato Coletivo Pretas Por Salvador Laina Crisóstomos

Leia também


Augusto Vasconcelos detona Prefeitura por gestão de transporte público


Carlos Muniz dá ultimato a vereadores de Salvador; saiba detalhes


Carlos Muniz toma atitude após rumores sobre aumento da passagem de ônibus em Salvador