Política

Vídeo: Presidente do TSE quebra silêncio sobre acusações de Bolsonaro feitas em evento com embaixadores

Presidente do TSE se manifestou após reunião de Bolsonaro com embaixadores  |  Foto: Marcos Corrêa/PR

Publicado em 19/07/2022, às 06h33 - Atualizado às 06h40   Foto: Marcos Corrêa/PR   Cézar Feitoza/Folhapress

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Edson Fachin, rebateu nesta segunda-feira (18) as acusações e mentiras contadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), em evento com dezenas de embaixadores no Palácio da Alvorada.

Em evento da OAB-PR (Ordem dos Advogados do Brasil seccional Paraná), sem citar Bolsonaro, Fachin disse que quem divulga informações falsas sobre o sistema eleitoral brasileiro "semeia a antidemocracia".

"Vivemos um tempo intrincado, marcado pela naturalização do abuso da linguagem e pela falta de compromisso cívico, em que se deturpam, sistematicamente, fatos consolidados, semeando a antidemocracia, pretensamente justificada por um estado de coisas inventado, ancorado em pseudorrepresentações de elementos que afrontam, a toda evidência, a seriedade do sistema de justiça e a alta integridade dos pleitos nacionais", disparou Fachin. Confira declaração no vídeo abaixo.

🎥 O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, falou, nesta segunda-feira (18), sem mencionar Jair Bolsonaro (PL), sobre acusações que são repetidas pelo presidente ao falar sobre o sistema eleitoral.

Via @CNNBrasil pic.twitter.com/3CWwq5XCTi

— Camarote da República  (@camarotedacpi) July 18, 2022

Na última segunda-feira (19), Bolsonaro repetiu teorias da conspiração e atacou urnas, STF e TSE em encontro com embaixadores. Ele tinha prometido exibir provas de fraudes eleitorais em 2018, quando acabou eleito após vencer o pleito contra Fernando Haddad (PT).

As supostas provas eram relatórios da Polícia Federal já exibidos pelo próprio presidente em uma live realizada em suas redes sociais - e que não provam qualquer fraude.

Momento em que Bolsonaro encerra o vexame das mentiras com os embaixadores esperando aplausos e não é aplaudido.

QUE VERGONHA! pic.twitter.com/f05ChyHhHy

— Cleber Lourenço (@ocolunista_) July 18, 2022

No início do encontro, Bolsonaro disse que basearia a apresentação em um inquérito da PF (Polícia Federal) sobre o suposto ataque hacker ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) durante as eleições de 2018.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags política Justiça TSE eleições Justiça Eleitoral judiciário Jair Bolsonaro bolsonaro eleições 2022 fachin slides bolsonaro fake news bolsonaro bolsonaro embaixadores

Leia também


Caso anestesista: Ministério Público requisita inquérito contra Jovem Pan por cena de estupro


Convenções para escolha de candidatos começam nesta quarta-feira (20); veja datas


“Um aviso de golpe', diz pré-candidata ao Senado sobre reunião de Bolsonaro com embaixadores