Política

‘Zero possibilidade’, diz assessor de Lula após polêmica fala sobre Israel

Segundo o assessor de Lula, o gestor citou “fatos históricos”  |  Ricardo Stuckert/Divulgação

Publicado em 20/02/2024, às 07h24   Ricardo Stuckert/Divulgação   Pedro Moraes

A relação entre Brasil e Israel está em um momento turbulento. Ainda assim, após o comportamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que gerou polêmicas, não há possibilidade de pedido de desculpas ao outro país. Israel foi comparado com o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, em função do extermínio de judeus por Adolf Hitler. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Responsável por assessorar o mandatário em assuntos internacionais da atual gestão, Celso Amorim, confirmou o caso. “Existe zero possibilidade de o presidente Lula pedir desculpas. Ele não fez nada de errado. Só citou fatos históricos”, pontuou ele, em entrevista ao Estadão.

As polêmicas do governo Lula começaram desde o início do conflito, com os ataques terroristas do Hamas ao território israelense, onde civis foram sequestrados e mortos. Por causa da fala de Lula em referência direta ao holocausto, o governo israelense reagiu de forma dura. 

Ainda conforme a publicação, especialistas apontam que o presidente se distanciou da mediação do conflito com a fala. Vale pontuar que o presidente Lula e seus principais assessores analisaram as repercussões da crise diplomática com Israel ainda cedo no Palácio da Alvorada.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula assessor Celso Amorim israel bnews política

Leia também


Lula diz a ministros por que fez fala comparando guerra a Holocausto; confira


Governo fecha brecha para super-ricos fugirem de nova tributação


Lula chama embaixador do Brasil em Israel de volta para consultas