Salvador

Desfile do 7 de setembro em Salvador é marcado por tranquilidade

Diferente dos últimos anos, desfile do 7 de setembro na capital baiana não registrou manifestações de natureza política  |  Joilson César/BNews

Publicado em 07/09/2023, às 13h02   Joilson César/BNews   Eduardo Dias e Daniel Brito

O tradicional desfile do 7 de Setembro em 2023 foi marcado por um clima tranquilo em Salvador. Apesar da forte presença de militares, característica da data comemorativa, não foram registradas manifestações de natureza político-partidária, que se tornaram constantes nos últimos anos.

Identificados com o militarismo, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não se movimentaram na região do Campo Grande, onde o desfile cívico-militar foi realizado. A celebração do 201º aniversário da Independência do Brasil também não registrou protestos contra o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).

O desfile, que teve a presença de 4 mil militares e 2,8 mil civis, começou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador, do qual participaram Jerônimo e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil). Em seguida, o Exército Brasileiro, as polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros e da Guarda Civil Municipal (GCM), iniciaram suas participações.

A celebração também contou com uma grande presença de crianças, integrantes de fanfarras de escolas públicas e também que acompanhavam o desfile com seus pais. 

Durante as comemorações, Jerônimo Rodrigues e Bruno Reis se cumprimentaram pouco antes do hasteamento das três bandeiras, mas não interagiram por um longo período. 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador brasil desfile independência 7 de setembro independência do Brasil

Leia também


Bruno Reis detalha encontro com Jerônimo Rodrigues em desfile do 7 de setembro


Desfile da Marinha do Brasil terá cerca de 4 mil militares e 2.800 civis


PM desfilará com 906 representantes no 7 de setembro