Salvador

Pais de alunos surdos fazem campanha devido à falta de intérpretes de libras em escolas de Salvador

As escolas municipais de Salvador estão sem intérpretes de libras desde 15 de abril deste ano  |  José Cruz / Agência Brasil

Publicado em 08/05/2023, às 15h04   José Cruz / Agência Brasil   Edvaldo Sales

Pais e mães de alunos surdos da Rede Municipal de Salvador levantaram a campanha #prefeituraqueroestudar (Prefeitura Quero Estudar) nas redes sociais devido à falta de intérpretes de libras nas escolas. O contrato que a prefeitura tinha com empresa terceirizada que prestava esse serviço venceu no dia 15 de abril deste ano. Diante dessa situação, a mobilização teve início.

Em um vídeo publicado no Instagram pela página 'Libras Salvador', crianças surdas cobram da prefeitura a presença de intérpretes de libras para que elas também consigam estudar.

Prefeitura de Salvador, queremos estudar, mas estamos sem intérpretes de libras. Como vamos entender as aulas e fazer as avaliações?", diz uma das crianças.

"Me ajude, por favor. Como vou aprender sem a ajuda do intérprete? Sozinha? Sem libras, o que faço? Não vou conseguir aprender sozinha", questiona mais um estudante. Outros completam: "Prefeitura, queremos estudar”.

Assista ao vídeo:

 

Em nota, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) disse que será necessário fazer um contrato temporário, até que o processo de contratação da Secretaria Municipal de Gestão (SEMGE) seja finalizado. A pasta disse ainda que a previsão é que até essa semana os profissionais estejam em sala de aula desenvolvendo suas atividades com os alunos da Rede Municipal.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador prefeitura escolas Bruno Reis intérpretes de libras Rede Municipal de Salvador alunos surdos

Leia também


Fortes chuvas deixam o bairro de São Cristóvão, em Salvador, completamente alagado; assista


Caos: Veículos parados em locais proibidos causam congestionamentos diários no Caminho das Árvores


Bruno Reis faz “apelo” para rodoviários e patrões: “Que haja um entendimento”