Salvador

Rua de Salvador pode mudar de nome; veja qual

A possível alteração é uma recomendação da Defensoria Pública da Bahia à Prefeitura de Salvador  |  Google Street View

Publicado em 08/03/2024, às 22h01   Google Street View   Cadastrada por Letícia Rastelly

Com o objetivo de eliminar qualquer ideia ou conotação racista e discriminatória, a Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) fez uma recomendação, na última quinta-feira (07), à Prefeitura de Salvador; a alteração da Rua Morro do Escravo Miguel, localizada no bairro de Ondina.

De acordo com a DPE, a ideia é evitar que a população negra brasileira seja resumida ao período da escravidão. “O Brasil foi um dos países que mais traficou escravizados, além de ser o último a acabar com a escravidão. Atualmente, ainda que já passados mais de um século da abolição, os resquícios desse período ainda permanecem no nosso cotidiano, como nesta placa”, afirmou a Defensoria.

Ainda na recomendação, a DPE sugere que o novo nome homenageie uma pessoa que tenha contribuído para a luta da população negra: “A recomendação tem o intuito de ressaltar que pessoas negras não eram, em si, escravas. O povo negro foi escravizado e este passado, que até hoje tem inúmeros reflexos em nossa sociedade, deve ser lembrado com referências positivas à luta negra, homenageando os que ousaram lutar contra a ordem escravocrata, em vez de reproduzir a desumanização do lugar comum de escravo”, explicou a defensora pública Letícia Peçanha, coordenadora do Núcleo de equidade Racial.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador Prefeitura de Salvador Ondina DPE defensoria pública do estado racismo rua Rua do Escravo Miguel

Leia também


Morre filha do cantor Tatau, ex-vocalista do Araketu


Brasileira é presa junto com namorado e filho após abusar sexualmente de crianças; saiba mais