Saúde

Por conta de falta de UTI neonatal, bebê morre em Brumado

Família teve liminar da justiça em mãos, mas não conseguiu transferir criança  |  

Publicado em 02/11/2014, às 06h46      Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)

Na última terça-feira (28), um bebê nasceu de forma prematura no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Sem conseguir se alimentar e com os pulmões ainda em formação, a criança carecia de atendimento avançado em uma UTI neonatal, mas a unidade de saúde onde se encontrava não tinha a estrutura necessária para o atendimento.

Por conta disso, de acordo com o Brumado Notícias, a família da Fazenda Baraúnas, zona rural da região, conseguiu uma liminar na justiça para que o município e o estado providenciassem uma vaga em outro hospital. Na última quinta-feira (30), a liminar da justiça venceu e a transferência do bebê não foi realizada.

Após três dias lutando pela vida, a criança não resistiu e morreu na noite da última sexta-feira (31). Abalada, a mãe, Joelma Cotrim da Silva, em entrevista ao Brumado Notícias fez um apelo às autoridades. “Deus vai me consolar, mas espero que o estado tome como exemplo para que outras famílias não venham a passar por isso”, desabafou. 

O secretário de saúde do município, Cáudio Feres, em contato com o Brumado Notícias declarou que a transferência de pacientes para outras unidades depende da central de regulação do estado. Feres relatou ainda que foram realizadas buscas em todas as regiões onde há UTI’s neonatal, mas não havia vagas disponíveis em nenhuma delas.

“Lamentamos o ocorrido, nos esforçamos em conseguir a transferência do bebê, mas não obtivemos êxito, por isso faço esse apelo para que o estado nos dê esse suporte para o nosso hospital. Já melhoramos e muito os atendimentos em nosso município, mas não podemos continuar na dependência de Vitória da Conquista e outras cidades da região para os casos mais complexos”, apelou o secretário.

Cláudio Feres ainda informou que a unidade do hospital regional está praticamente pronta. As obras da UTI neonatal em Brumado já foram concluídas e o local irá disponibilizar cinco vagas intensivas e cinco semi-intensivas.



Publicada no dia 1° de novembro de 2014, às 13h46

Classificação Indicativa: Livre


Tags Hospital morte UTI bebê neonatal