Saúde

Especialistas dizem as razões de ficarmos constipados ao fazer uma viagem

Voos longos e mudança no consumo de líquidos afetam o funcionamento do intestino  |  Reprodução/ Freepik

Publicado em 17/08/2023, às 13h54   Reprodução/ Freepik   Cadastrado por Bernardo Rego

Um leitor do The New York Times questionou o porquê de, apesar de ter hábitos regulares em casa, quando fazia uma viagem tinha problemas de constipação, ou prisão de ventre. A resposta é que os cientistas não sabem exatamente quantas pessoas experimentam dificuldades com os movimentos intestinais nas férias, fenômeno às vezes chamado de "constipação do viajante".

De acordo com o doutor Satish Rao, professor de medicina na Universidade de Augusta, na Geórgia, o problema é bastante comum e afeta uma em cada três pessoas. “Evacuar duas ou três vezes por semana até três vezes por dia é normal”, disse Rao. “Mas se você está fazendo com muito menos frequência, ou se suas fezes são irregulares e difíceis de passar, provavelmente você está constipado.”

A quebra da rotina de sono também pode ser a culpada. Mudar de fuso horário pode atrapalhar seu ritmo circadiano, o relógio interno que regula o sono e a digestão, disse Rao: "Se você não está acordando no horário habitual, seu cólon fica confuso."

Alguns dias antes da viagem, não esqueça de ingerir líquidos suficientes, especialmente se estiver indo para grandes altitudes ou climas quentes, afirmou Samita Garg, gastroenterologista da Clínica Cleveland.

Tente não exagerar nas carnes gordurosas, frituras ou alimentos ricos em laticínios, disse Garg. Estes demoram mais para se decompor no intestino. Ela recomendou os "três Fs": fluidos, fibras e frutas (e vegetais).

Alimentos fermentados como chucrute, kimchi ou iogurte também podem ajudar a manter o microbioma intestinal saudável, o que ajuda na digestão, pontuou Rao. E beber café pode estimular a vontade de ir ao banheiro.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Saúde viagem hábitos Intestino evacuar Constipação organismo

Leia também


Criança, com alergia severa, não pode suar nem chorar


Bahia será palco de maior evento de saúde do Norte e Nordeste